Série A

Choque-Rei volta a ter Raphael Claus no apito após fala polêmica de Rafinha

Em 2023, quando o jogador foi expulso, após receber o segundo cartão amarelo, afirmou em tom de revolta que o árbitro era palmeirense.

16 AGO 2024 • POR Camilly Cardoso • 15h04
Raphael Claus.   Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O clássico paulista disputado entre Palmeiras e São Paulo neste domingo, 18 de agosto, válido pela Série A do Campeonato Brasileiro, já tem arbitragem definida. A decisão já virou motivo para confusão entre tricolores e alviverdes, isso porque o escolhido para apitar o Choque-Rei é Raphael Claus. A partida marcará o retorno do árbitro ao dérbi depois de uma declaração polêmica do lateral Rafinha, do São Paulo. 

Desde 2020, Claus já apitou seis Choques-Reis, sendo o último na temporada passada, quando a equipe tricolor estava perdendo por 3 a 0 quando Rafinha foi expulso após receber o segundo cartão amarelo. Na saída do gramado, o jogador falou, em tom de reclamação: "O Claus é palmeirense, ele é palmeirense".

Com o ocorrido registrado na súmula da partida, o atleta foi denunciado e julgado pelo Superior tribunal de Justiça Desportiva, e na é poca, o São Paulo apelou por um acordo com o STJD para transformar a punição em doação de cestas básicas.

Além de Claus, o time de arbitragem contará com Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Paulo Ziolli, o árbitro Rodolpho Toski Marques comandará a VAR.

Histórico do Raphael Claus em Choques-Reis São Paulo 0 x 2 Palmeiras (Brasileirão 2023), São Paulo 1 x 0 Palmeiras (Copa do Brasil 2022), Palmeiras 4 x 0 São Paulo (Final Paulistão 2022), São Paulo 2 x 0 Palmeiras (Final Paulistão 2021) Palmeiras 0 x 1 São Paulo (Paulistão 2021). Punição para organizadas

 A principal torcida organizada do Palmeiras, a Mancha Verde, foi proibida pela Federação Paulista de Futebol de frequentar os jogos em São Paulo por 30 dias. Dessa forma, ela não está presente no Choque-Rei deste domingo. A punição foi aplicada por causa de uma confusão entre a uniformizada alviverde e torcedores do Flamengo, após a partida válida pela Copa do Brasil.