Celebração

IDEB: Professor LUPÉRCIO comemora CRESCIMENTO da Educação em OLINDA

O município atingiu a média de 5.3 nos anos iniciais e 4.6 nos anos finais, do Ensino Fundamental I e II, ocupando o terceiro lugar na Região Metropolitana do Recife.

15 AGO 2024 • POR Ricardo Lélis • 18h50
Prefeito professor Lupércio em inauguração de laboratório de informática em escola de Rio Doce   Foto: Divulgação

O prefeito Professor Lupércio comemorou o crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Olinda em 2023.

O município atingiu a média de 5.3 nos anos iniciais e 4.6 nos anos finais, do Ensino Fundamental I e II, ocupando o terceiro lugar na Região Metropolitana do Recife.

O destaque vai para a Escola de Tempo Integral Dom João Crisóstomo, no bairro do Monte, que ocupa o primeiro lugar dos anos iniciais. Já a Escola de Tempo Integral Lions Dirceu Veloso, nos Bultrins e Escola Claudino Leal, na Cidade Tabajara, ficaram empatadas em primeiro lugar nos anos finais do Ensino Fundamental.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Durante os quase 8 anos de gestão de Lupércio em Olinda, houve a criação de 8 escolas em tempo integral, requalificação de outras 37 unidades, climatização das creches municipais e a abertura de mais de dez novas escolas, além do pagamento do piso salarial dos professores e a qualificação gratuita de mais de sete mil alunos em cursos de informática e idiomas realizados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional, Comunicação e Idiomas, NTECI. 

"Esse resultado é fruto de uma política educacional comprometida com a formação dos professores, acompanhamento escolar, análise dos resultados produzidos, em prol dos direitos de aprendizagem de cada estudante”, disse o prefeito.

A secretária municipal de Educação, professora Edilene Soares, falou sobre a importância dos números divulgados.

"O resultado do IDEB representa o envolvimento de todos profissionais da educação e de uma  política educacional pautada na garantia do direito de aprendizagem com equidade para todos os estudantes, proporcionando o desenvolvimento da aprendizagem na idade certa em todas as etapas da educação básica”, afirmou.

Ideb em Pernambuco

Pernambuco superou a média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 e alcançou o primeiro lugar no Norte-Nordeste.

Divulgado nesta quarta-feira, 14 de agosto, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado revelou que o Estado alcançou a nota 4,5, enquanto a média nacional ficou em 4,3.

Além disso, Pernambuco foi um dos três estados a atingir a meta estabelecida pelo Inep em 2021, na última edição do Ideb, quando ficou com 4,4.