Dados

IDEB: 100 das melhores escolas do Brasil estão no Nordeste

O levantamento tamém revela que uma das unidades de ensino está localizada em Pernambuco. A média dessas instituições ultrapassa o desempenho das escolas particulares.

15 AGO 2024 • POR Everthon Santos • 18h24
Escola Municipal.   Foto: Prefeitura do Jaboatão

O Nordeste se destacou no cenário educacional brasileiro ao dominar as primeiras posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente aos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Entre as cem escolas públicas com os melhores desempenhos no país, todas estão localizadas na região.

Os dados foram apresentados na quarta-feira, 14 de agosto, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, juntamente com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Manuel Palácio.

O levantamento revela que, das 100 escolas com as melhores notas, 68 estão no Ceará, 31 em Alagoas, e uma em Pernambuco. A média dessas instituições ultrapassa o desempenho das escolas particulares, que registraram uma média de 7,2.

Um dos aspectos mais impressionantes desse levantamento é que 21 escolas municipais alcançaram a nota máxima de 10 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2023. O município de Sobral, no Ceará, se destaca com cinco escolas que atingiram essa marca. Além de Sobral, as cidades cearenses de Mucambo, Pires Ferreira e Cruz possuem duas escolas cada com a nota máxima, enquanto Coruripe, em Alagoas, também conta com duas instituições que registraram média 10.

A média nacional para os anos iniciais foi de 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do ano passado, atingindo a meta estipulada para 2021. No entanto, entre as escolas públicas, a média ficou em 5,7, evidenciando uma diferença considerável em relação às escolas que lideram o ranking.

O desempenho das escolas do Nordeste, especialmente do Ceará, não é um fenômeno isolado. O estado tem sido referência nacional em educação básica nos últimos anos, fruto de um trabalho contínuo de valorização dos profissionais da educação e de um currículo alinhado às necessidades dos alunos.

Igarassu tem a maior nota do Grande Recife

Nesta quinta-feira, 15 de agosto, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023 foi divulgado, e Igarassu obteve a maior nota da Região Metropolitana do Recife (RMR) nos anos iniciais e finais.

A cidade apresentou um crescimento notável: a nota dos anos iniciais subiu de 5,0 em 2021 para 5,6 em 2023. Já nos anos finais, a nota avançou de 4,9 para 5,0 no mesmo período. Além disso, a rede municipal se destacou em matemática (254,32) e português (258,54) nos anos finais.

Vale ressaltar que, na primeira medição (2019 e 2020), Igarassu estava em 5º lugar. Com a nova gestão da prefeita Elcione, o investimento foi significativo, e agora a cidade ocupa a primeira posição na RMR.

Esses resultados destacam o sucesso das políticas educacionais implementadas pela prefeitura de Igarassu, com o IDEB sendo uma das métricas mais importantes para avaliar a qualidade da educação no país.

A prefeita Elcione Ramos, que é professora de formação, comemorou a conquista. 

“Esse resultado é fruto do trabalho árduo de toda a comunidade escolar. Com investimentos em infraestrutura, capacitação de professores e recursos pedagógicos, estamos vendo os resultados. Seguiremos, juntas e juntos, dedicados a garantir uma educação de excelência para nosso povo”, destacou.

Outra realização da gestão de Elcione foi a ampliação de escolas em tempo integral, passando de um para seis centros de educação com horário estendido.