Destaque

Igarassu conquista maior nota no IDEB do Grande Recife

"Esse resultado é fruto do trabalho árduo de toda a comunidade escolar", comemorou a prefeita Professora Elcione Ramos.

15 AGO 2024 • POR Everthon Santos • 15h00
Escola de Igarassu   Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 15 de agosto, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023 foi divulgado, e Igarassu obteve a maior nota da Região Metropolitana do Recife (RMR) nos anos iniciais e finais.

A cidade apresentou um crescimento notável: a nota dos anos iniciais subiu de 5,0 em 2021 para 5,6 em 2023. Já nos anos finais, a nota avançou de 4,9 para 5,0 no mesmo período. Além disso, a rede municipal se destacou em matemática (254,32) e português (258,54) nos anos finais.

Vale ressaltar que, na primeira medição (2019 e 2020), Igarassu estava em 5º lugar. Com a nova gestão da prefeita Elcione, o investimento foi significativo, e agora a cidade ocupa a primeira posição na RMR.

Esses resultados destacam o sucesso das políticas educacionais implementadas pela prefeitura de Igarassu, com o IDEB sendo uma das métricas mais importantes para avaliar a qualidade da educação no país.

A prefeita Elcione Ramos, que é professora de formação, comemorou a conquista. 

“Esse resultado é fruto do trabalho árduo de toda a comunidade escolar. Com investimentos em infraestrutura, capacitação de professores e recursos pedagógicos, estamos vendo os resultados. Seguiremos, juntas e juntos, dedicados a garantir uma educação de excelência para nosso povo”, destacou.

Outra realização da gestão de Elcione foi a ampliação de escolas em tempo integral, passando de um para seis centros de educação com horário estendido. 

Compromisso com a alfabetização

Além do destaque de Igarassu na nota do IDEB, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) também divulgou neste ano bons resultados com a alfabetização da população. 

Segundo pesquisa do TCE-PE a gestão de Igarassu atingiu a nota máxima no Índice de Compromisso com Alfabetização (ICA/TCE). Entre os 184 municípios pernambucanos, apenas Igarassu e Recife alcançaram essa nota.

O índice também revelou que 85% dos municípios do Estado apresentam baixo desempenho educacional. Do total, 156 cidades estão em situação “Crítica” (53%; 97 municípios) ou “Grave” (32%; 59 municípios). Outros 10% (18 municípios) foram classificados como “Razoável”, e apenas 4% (7 municípios) foram enquadrados como “Bom”.