SUV

Honda ZRV recebe descontos de até R$30 mil, mas ainda enfrenta dificuldades de vendas no mercado

O Honda ZRV, lançado para disputar o mercado de SUVs médios, enfrenta dificuldades para se destacar e já é oferecido com descontos significativos.

14 AGO 2024 • POR Beto Dantas • 15h35
Honda ZRV. Foto: Honda/Divulgação   Foto: Honda/Divulgação

O mercado automotivo brasileiro é extremamente competitivo, especialmente no segmento de SUVs médios, onde modelos como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross dominam há anos. Neste contexto, a Honda lançou o ZRV com a missão de se firmar como uma alternativa robusta e atraente para os consumidores que buscam um SUV médio. No entanto, o ZRV ainda não conseguiu encontrar seu espaço, nem no segmento, nem dentro da própria gama de modelos da fabricante japonesa. Isso tem levado as concessionárias a oferecerem descontos generosos, que em alguns casos ultrapassam a barreira dos R$30.000.

Inicialmente, o ZRV foi lançado com um preço de tabela de R$214.500, o que o posicionava na faixa de preços de outros SUVs médios concorrentes. Contudo, as vendas abaixo das expectativas obrigaram a marca a adotar uma estratégia mais agressiva de preços. Em algumas regiões, é possível encontrar o ZRV sendo vendido por R$179.990, valor consideravelmente inferior ao preço de tabela. Esse valor, inclusive, coloca o ZRV em uma posição competitiva em relação ao próprio HR-V da Honda, que em suas versões mais equipadas e com motor 1.5 turbo, pode custar mais do que o novo SUV.

Apesar desses descontos significativos, o ZRV ainda não conseguiu alavancar suas vendas. A média mensal de emplacamentos está em torno de 410 unidades, um número distante das 1.000 unidades mensais que a marca havia projetado inicialmente. A Honda atribui esse desempenho aquém do esperado à falta de um motor turbo, que é uma das principais preferências dos consumidores brasileiros neste segmento. Porém, o caso do Toyota Corolla Cross, que em sua versão XRE é equipado com um motor aspirado e custa R$179.890, sugere que o problema do ZRV pode estar além da questão do motor.

O Toyota Corolla Cross, mesmo com um motor aspirado, continua sendo um sucesso de vendas no Brasil, o que levanta a questão do que realmente está faltando para o ZRV se destacar. Será que o design do ZRV não agradou tanto quanto o do Corolla Cross? Ou talvez o consumidor brasileiro esteja mais inclinado a escolher marcas com maior tradição no segmento de SUVs? Essas são questões que a Honda precisa responder para ajustar sua estratégia e tornar o ZRV uma opção mais atraente no mercado.

Em termos de produto, o ZRV oferece uma série de qualidades que não devem ser ignoradas. Ele é um SUV bem equipado, com um nível de conforto e tecnologia que o coloca em pé de igualdade com seus concorrentes diretos. Além disso, a Honda é conhecida pela confiabilidade de seus veículos, o que deveria ser um ponto positivo para o ZRV. Contudo, parece que esses atributos ainda não foram suficientes para convencer os consumidores a escolherem o ZRV em detrimento de opções já consolidadas como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross.

Para o futuro, a Honda precisará reavaliar a posição do ZRV no mercado e entender melhor as expectativas dos consumidores. Se os descontos atuais não forem suficientes para impulsionar as vendas, talvez seja necessário considerar outras mudanças, seja na estratégia de marketing, seja no próprio produto. O ZRV tem potencial para ser uma boa escolha no segmento de SUVs médios, mas precisará superar os desafios atuais para realmente se destacar e alcançar as metas de vendas projetadas pela Honda.