Iniciativa

Governadora entrega LEITOS E NOVO MAMÓGRAFO ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz

Durante a visita, Raquel Lyra conversou com pacientes e funcionários do HUOC e visitou as instalações da unidade.

12 AGO 2024 • POR • 21h55
Governadora Raquel Lyra entrega leitos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

Em comemoração aos 140 anos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), a governadora Raquel Lyra realizou inaugurações e entregas nesta segunda-feira, 12 de agosto, na unidade, que fica no bairro de Santo Amaro, no Recife.

Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, a gestora entregou o Pavilhão Júlio de Melo - que possui 30 leitos de enfermaria - completamente reformado, e um novo mamógrafo com estereotaxia, que vai ampliar a capacidade de atendimento no local de 250 para 500 mulheres por mês.

Durante a visita, a chefe do Executivo estadual conversou com pacientes e funcionários do HUOC e visitou as instalações da unidade.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O novo mamógrafo digital com estereotaxia permite a localização de tumores pequenos e a realização de biópsia dirigida por imagem. A nova aquisição assegura a precisão do diagnóstico, diminuindo os riscos nos procedimentos invasivos.

A diretora executiva do HUOC, Izabel Avelar, comenta sobre a trajetória do hospital nesses 140 anos.

Após passar por requalificação, o Pavilhão Júlio de Melo foi entregue com 30 leitos de enfermaria e atendimento de clínica médica.

O prédio foi destinado ao enfrentamento da covid-19 durante a pandemia. Após a reforma completa, o setor retoma suas atividades originais de assistência, com papel fundamental na formação de profissionais de saúde, recebendo residentes.

Na ocasião, ainda foi entregue a primeira etapa do projeto de paisagismo e requalificação das áreas externas de convivência e inaugurado o “Monumento Amparo”, do artista plástico Demétrio Albuquerque, em homenagem aos profissionais de saúde que se dedicaram à assistência durante o combate à covid-19.

Ao todo, foram investidos R$ 3,3 milhões nas aquisições e melhorias, entre recursos estaduais, do SUS e de emendas parlamentares.