Solicitação

Governo Lula pede que GOOGLE E APPLE incluam BIOMETRIA no acesso ao E-MAIL

O Ministério da Justiça disse que a medida integra um conjunto de ações do programa Celular Seguro, ferramenta de combate ao roubo e furto de aparelhos.

12 AGO 2024 • POR • 18h35
Celular.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) enviou ofícios para as empresas Google e Apple no dia 6 de agosto, e solicitou que elas aumentem a segurança dos usuários que acessam aplicativos de e-mail pelo celular.

Uma das indicações é a inclusão de senhas adicionais e biometria (como impressão digital e Face ID). A pasta quer reforçar os processos de cooperação com as big techs.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A pasta disse que os pedidos integram um conjunto de ações do programa Celular Seguro, ferramenta de combate ao roubo e furto de aparelhos.

As parcerias com as bigh techs são vistas como estratégicas nesse sentido. Foi citado o caso do Google, que escolheu o país para lançar novas tecnologias contra roubo ou furto de telefones móveis que usam o sistema operacional Android.

O MJSP diz que a questão das senhas adicionais e da biometria é importante porque é comum que assaltantes exijam da vítima a entrega do aparelho desbloqueado.

Desta forma, acessam o telefone em busca de anotações, além de tentar recuperar senhas bancárias por aplicativos de e-mail, principalmente Gmail (Google) e Mail (Apple), que não têm uma camada de proteção exclusiva no aplicativo, como senha adicional e biometria.

Os criminosos, então, abrem os aplicativos financeiros, clicam em “Esqueci a Senha”, e, ao solicitarem o novo código, este é encaminhado para o e-mail da vítima.

A partir daí, conseguem movimentar a conta do banco, fazer compras em plataformas de vendas online e transações em companhias aéreas, com pontos em programas de milhagem.

Agência Brasil