Evento

Recife sedia 1ª reunião de perspectivas multidisciplinares sobre mudanças climáticas de 12 a 17 de agosto

O encontro reunirá cientistas e estudantes de várias universidades do Brasil e do exterior.

12 AGO 2024 • POR • 17h05
Recife sedia evento sobre mudanças climáticas.

As mudanças climáticas são uma das maiores ameaças enfrentadas pela humanidade hoje. Elas afetam todos os aspectos da vida, desde a segurança alimentar até a saúde pública e a economia.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Para tratar do assunto, Recife sedia a 1ª Reunião de Perspectivas Multidisciplinares sobre Mudanças Climáticas, organizado pela Rede Resiclima. Entre os dias 12 e 17 de agosto, cientistas e estudantes de universidades de Pernambuco, do Brasil e do exterior, vinculados à Rede, vão discutir o tema, por meio de palestras e cursos, de inúmeros temas.

Além disso, de acordo com ele, as pessoas envolvidas discutirão como as mudanças climáticas afetam diretamente a vida da população, no que se refere à alimentação, à crescente dificuldade na produção agrícola devido a eventos climáticos extremos, e à saúde, com o aumento de doenças relacionadas ao clima.

Entre as temáticas abordadas no evento, estão a utilização de dados de grande escala para analisar e compreender os impactos das mudanças climáticas, o uso de metodologias de sistemas complexos para saúde pública e o clima. Além de discussões a respeito sobre a biodiversidade alimentar como estratégia de adaptação às mudanças climáticas, suas oportunidades e desafios.

Sobre a Resiclima

A Rede Resiclima é uma colaboração interinstitucional que reúne pesquisadores dedicados ao estudo das mudanças climáticas. Originária de diversas instituições acadêmicas, como UFPE, UFRPE, UFPB, UPE, UFMA, Unifesspa, UNIVASF, UNEAL, UFAL, USP, UnB, UFRN, UFOB, PUC-Rio, UFU, Universidad Nacional del Comahue (Argentina), Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (México), Universidade do Michigan (EUA), Universidade de Turku (Finlândia) e Universidade de Osnabrück (Alemanha), a rede promove uma abordagem integrada para entender as variadas dimensões das transformações climáticas e suas implicações.

Um dos pilares centrais da Resiclima é aprofundar a compreensão sobre a relação entre seres humanos e o clima. Como percebemos as mudanças em nosso ambiente? Como reagimos e nos adaptamos a essas alterações? A rede dedica-se a explorar questões como essas, buscando identificar e analisar fatores que influenciam o engajamento público, a percepção e as ações individuais e coletivas relacionadas ao clima.