Jaboatão

Neoenergia flagra, pela terceira vez, furto de energia em empresas de reciclagem; polícia prende suspeitos

O volume desviado de eletricidade foi de 122.318 kWh. Este acúmulo poderia energizar cerca de 815 residências por 30 dias.

8 AGO 2024 • POR • 18h16
Operação conjunta da Neoenergia e polícia.

A Neoenergia Pernambuco, numa ação conjunta com a Polícia Civil, por meio da 6ª Delegacia Seccional de Jaboatão dos Guararapes, e o Instituto de Criminalística (IC), identificou, pela terceira vez, neste ano, desvios de energia elétrica em três estabelecimentos de reciclagem de plástico, em Piedade, no Jaboatão dos Guararapes.

As equipes técnicas da concessionária estiveram nos estabelecimentos e constataram a irregularidade. Dois homens foram presos em flagrante delito por furto de energia.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A ação foi motivada pelas análises da área de inteligência da empresa, que apontaram indícios de fraude na medição de energia elétrica dos imóveis.

Na ocasião, mais de três suspeitos foram detidos pela prática ilegal. Em junho, o volume de energia furtado foi superior a 90.000 kWh, quantidade suficiente para abastecer mais de 600 casas por 30 dias.

Desta vez, o desvio de energia foi bem maior. Segundo cálculos realizados pelas equipes técnicas da Neoenergia, o volume desviado foi de 122.318 kWh. Este acúmulo poderia energizar cerca de 815 residências por 30 dias.

As três autuações juntas ultrapassam 282 mil kWh, apenas neste ano, o que daria para atender mais de 1.880 casas por um mês. Toda energia não medida será cobrada do cliente, conforme determinações da legislação do setor elétrico.

“A Neoenergia intensifica o trabalho de combate ao furto de energia em Pernambuco. Nossas equipes estão atentas ao consumo irregular de energia e estamos atuando fortemente neste sentido. Já estávamos monitorando os estabelecimentos de reciclagem em Jaboatão e atuamos, mais uma vez, com eficiência. Irregularidades como essa configuram como crime e prejudicam toda a sociedade, independentemente da região, além de impactar diretamente no valor da conta de energia. Por isso é importante denunciar e não ser conivente com esse tipo de ação”, relata o supervisor da Neoenergia Pernambuco, Fábio Muniz.

Da redação do Portal com informações da Neoenergia Pernambuco.