Dados

ELEIÇÕES 2026: Pesquisa mostra EMPATE técnico entre LULA E MICHELLE Bolsonaro; VEJA NÚMEROS

O levantamento ouviu 2.026 eleitores brasileiros em 164 municípios entre os dias 18 e 22 de julho e possui margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

29 JUL 2024 • POR • 16h42
Michelle Bolsonaro e Lula.

Um levantamento de opinião publicada pelo Paraná Pesquisas nesta segunda-feira, 29 de julho, revela que, se as eleições fossem realizadas hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria em um empate técnico com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), caso ela disputasse com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os dados são de pesquisas estimuladas, isto é, com os nomes dos potenciais candidatos apresentados aos eleitores.

Com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais, o levantamento mostra que Lula teria 43,8% dos votos, enquanto Michelle Bolsonaro alcançaria 40,2%, configurando um empate dentro da margem de erro. Votos brancos, nulos ou em nenhum candidato somam 10,7%, e os indecisos ou que não opinaram, 5,3%.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Em um cenário alternativo, sem o endosso de Jair Bolsonaro, Michelle teria 39,1% das intenções de voto, ficando atrás de Lula, que aparece com 44,3%.

Mesmo sendo inelegível, Jair Bolsonaro foi incluído na pesquisa. Na simulação geral, com Bolsonaro e sem Michelle e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula teria 38,3% dos votos, Bolsonaro 36,9% e Ciro Gomes (PDT) 7,9%. Bolsonaro e Lula estão tecnicamente empatados.

Na pesquisa espontânea, onde os eleitores citam qualquer candidato, Lula lidera com 20,9%, seguido por Jair Bolsonaro com 17,9%. Tarcísio de Freitas tem 1,1% e os demais candidatos menos de 1%.

Neste último cenário, a maioria dos entrevistados (50,1%) não soube ou não respondeu, enquanto 7,4% votariam em branco, nulo ou em nenhum candidato.

O levantamento ouviu 2.026 eleitores brasileiros em 164 municípios entre os dias 18 e 22 de julho.