Venezuela

Maduro: "Eu vou reconhecer o resultado eleitoral e e vou garantir que eles sejam respeitados"

O presidente busca seu terceiro mandato presidencial, enfrentando uma oposição unida em torno do diplomata Edmundo Gonzalez Urrutia.

28 JUL 2024 • POR • 10h54
Nicolás Maduro.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, garantiu que os resultados das eleições deste domingo, 28 de julho, serão respeitados, conforme afirmou após votar em Caracas.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Maduro busca seu terceiro mandato presidencial, enfrentando uma oposição unida em torno do diplomata Edmundo Gonzalez Urrutia.

Logo após a abertura dos locais de votação, às 06h00 (07h00 em Brasília), Maduro exerceu seu direito de voto.

Quase 21 milhões de venezuelanos estão registrados para votar, embora analistas estimem que apenas cerca de 17 milhões, que não migraram devido à crise econômica dos últimos anos, participarão do pleito.

Os locais de votação estarão abertos até as 18h00 (19h00 em Brasília), com possibilidade de extensão caso necessário.

Oposição favorita

As principais pesquisas na Venezuela indicam vitória de Edmundo González Urrutia, apoiado pela líder antichavista María Corina Machado, que foi impedida de concorrer.

González Urrutia, da Plataforma Unitária Democrática (PUD), receberia mais de 50% dos votos. Enquanto Maduro teria cerca de 20%, valor próximo às estimativas de aprovação do governo. No entanto, institutos criados recentemente pelo chavismo apontam um resultado inverso.

Ao longo do ano, o regime impôs novas regras e modificou outras para dificultar a vida da oposição. O caso mais emblemático foi a inabilitação de Corina Machado, que havia ganhado as primárias com mais de 90% dos votos.