Controle

MADURO fecha fronteiras da VENEZUELA e barra entrada de AVIÃO com observadores internacionais antes de ELEIÇÃO

Essa ação acontece em meio às preocupações do Brasil e de outras nações da região com a integridade do processo eleitoral no país.

26 JUL 2024 • POR • 20h58
Nicolás Maduro.

A Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) da Venezuela declarou o fechamento das fronteiras para trânsito de pessoas e veículos nesta sexta-feira, 26 de julho, em virtude das eleições presidenciais que ocorrerão no próximo domingo (28).

O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, reportou que um avião levando ex-presidentes para observar as eleições venezuelanas não recebeu autorização para partir do Aeroporto Internacional de Tocumen após o anúncio.

Conforme relatado pelo El País, a bordo estavam a ex-presidente do Panamá Mireya Moscoso (1999-2004) e o ex-presidente do México Vicente Fox (2000-2006), juntamente com outros ex-líderes de Estado.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Essa ação acontece em meio às preocupações do Brasil e de outras nações da região com a integridade do processo eleitoral na Venezuela, especialmente após o governo de Nicolás Maduro ter barrado a candidatura de vários opositores.

Uma resolução dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores da Venezuela, divulgada na última quinta-feira, anunciava um "controle rigoroso" na movimentação fronteiriça de pessoas por terra, ar e mar, mas não mencionava um fechamento completo.

Segundo Domingo Hernández Lárez, comandante estratégico operacional da FANB, a restrição começou à 00h01 do horário local (01h01 em Brasília) e vai durar até as 8h da segunda-feira (29) seguinte, apesar de a resolução ministerial prever o término às 23h59 do dia 29.