Ato

Governo de Pernambuco realiza nesta sexta (26) ação de testagem gratuita para detecção de HIV, sífilis e Hepatites no Recife

A iniciativa também faz alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado no próximo dia 28 de julho.

25 JUL 2024 • POR • 15h36
Testes rápidos para para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Finalizando as ações alusivas ao Julho Amarelo, mês dedicado a promoção de iniciativas voltadas para o debate, prevenção e diagnóstico das hepatites virais, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) realiza ação gratuita de testagem rápida para detecção de HIV, sífilis e Hepatite B e C.

Nesta sexta-feira, das 9h às 14h, ou até o atendimento de 100 usuários, o ônibus do projeto Prevenção para Todos estará de julho, na Praça do Derby, área central do Recife, recebendo aqueles que desejarem realizar a testagem.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A mobilização voltada para a testagem dessas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) visa oportunizar o acesso da população a testagem e reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce contra essas doenças.

A iniciativa também faz alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado no próximo dia 28 de julho.

Os resultados dos testes são obtidos em 30 minutos e após a liberação, o paciente recebe um aconselhamento com orientações direcionadas a individualidade de cada usuário atendido. Em caso de algum resultado positivo, este paciente recebe os encaminhamentos necessários para acompanhamento junto à rede de saúde.

Rotineiramente, a população pode fazer a testagem das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e por meio de parcerias com organizações da sociedade civil. Atualmente há 33 Centros no Estado, sob a responsabilidade das gestões municipais de saúde. Os CTAs também estão localizados nas cidades-sede da Gerência Regional de Saúde (Geres).

Hepatites Virais - Em Pernambuco, em 2023 foram diagnosticados 15 casos para hepatite A, 366 para o tipo B e 304 para o vírus do tipo C. Os três tipos da doença sofreram um leve aumento em relação ao ano anterior: hepatite A (12), B (335) e C (231).

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Governo de Pernambuco.