Opinião

Lula diz que aumento do salário mínimo faz que o brasileiro fique “mais bonitão e mais gordo"

O presidente também falou que "a roda gigante da economia" fica girando e todo mundo deve participar definitivamente.

24 JUL 2024 • POR • 17h05
Lula em discurso.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira, 23 de julho, que o aumento do salário mínimo faz com que o brasileiro médio fique “mais bonitão e mais gordo”. A declaração do petista foi feita durante a cerimônia de comemoração dos 10 anos do campus Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), localizada no município de Buri (SP).

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A concessão do reajuste real (ou seja, acima da inflação) para o salário mínimo foi uma das principais promessas de Lula na campanha presidencial de 2022. No ano passado, o governo definiu a regra de reajuste do mínimo, que prevê a combinação do aumento da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

Em abril, a equipe econômica do governo federal apresentou o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025 e colocou uma previsão para o salário mínimo de R$ 1.502, acima dos atuais R$ 1.412.

No mesmo discurso feito no campus da UFScar, Lula afirmou para a plateia que eles devem entrar na política quando estiverem achando que “todo mundo é ladrão”.

Veja vídeo

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Portal de Prefeitura (@portaldeprefeitura)

Estadão Conteúdo