Pente-fino

Governo Lula pretende cortar cerca de 680 MIL benefícios do INSS

Aqueles que tiverem seus pagamentos suspensos poderão recorrer da decisão.

23 JUL 2024 • POR • 17h17
Lula e Haddad.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja uma revisão dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir de agosto.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A medida, popularmente conhecida como "pente-fino", tem como objetivo combater fraudes e irregularidades, liberando recursos no Orçamento da União. A expectativa é que cerca de 680 mil pagamentos sejam suspensos durante o processo.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, explicou que os pedidos de prorrogação do benefício por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença, serão agora direcionados para perícia médica presencial.

Os beneficiários que apresentarem inconsistências terão 30 dias para fornecer documentos pessoais, laudos e exames médicos. Aqueles que tiverem seus pagamentos suspensos poderão recorrer da decisão.

Na semana passada, o ministro da Economia, Fernando Haddad, destacou que o presidente Lula autorizou medidas adicionais para cortar gastos.

Haddad informou que é necessário reduzir R$ 25,9 bilhões do Orçamento, removendo beneficiários que não têm direito aos programas sociais.