Situação

Barack OBAMA pode substituir BIDEN na eleição? Veja o que diz a CONSTITUIÇÃO dos EUA

Na corrida pela indicação democrata, que será decidida em agosto, a vice-presidente Kamala Harris é vista como favorita pelos analistas políticos.

22 JUL 2024 • POR • 18h07
Barack Obama e Joe Biden na Casa Branca.

Após Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, optar por não concorrer à reeleição, surgiram especulações entre os eleitores sobre a possibilidade de Barack Obama substituí-lo nas eleições de novembro deste ano.

No entanto, Obama está inelegível para a Presidência dos EUA, pois já exerceu o cargo de 2009 a 2016, com Biden como seu vice-presidente.

De acordo com a 22ª Emenda da Constituição dos EUA, ninguém pode ser eleito presidente mais de duas vezes. Obama, tendo sido eleito em 2008 e reeleito em 2012, não pode concorrer a um terceiro mandato.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Na corrida pela indicação democrata, que será decidida em agosto, a vice-presidente Kamala Harris é vista como favorita pelos analistas, especialmente após receber o apoio de Biden em seu anúncio de desistência. Contudo, outros candidatos também estão competindo pela nomeação.

Disputa civilizada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta segunda-feira, 22 de julho, a desistência de Joe Biden na disputa pela reeleição e disse esperar uma disputa civilizada nos Estados Unidos.

Em declaração à imprensa internacional, o petista elogiou Biden, por quem afirmou seu respeito e disse que o Brasil procurará manter relações com quem for eleito para o cargo.

Mais cedo, ele afirmou o seu respeito por Biden e disse que somente o democrata poderia decidir se seria ou não candidato ao pleito presidencial.