Declaração

'Sempre que precisar faremos bloqueios no Orçamento', afirma Lula

Ainda segundo o presidente, essa não é a primeira vez que o governo faz cortes como esse de R$ 15 bilhões.

22 JUL 2024 • POR • 14h43
Lula em entrevista a agências internacionais.

Nesta segunda-feira, 22 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que 'sempre que precisar fará bloqueios no Orçamento'. E que traz a responsabilidade fiscal "nas entranhas".

Em meio às dificuldades que o governo vem enfrentando para controlar as contas públicas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou o congelamento do Orçamento para 2024. Ainda segundo o presidente, essa não é a primeira vez que o governo faz cortes como esse de R$ 15 bilhões.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular.

O governo vem sendo pressionado, por diversos setores, a rever os gastos para equilibrar as contas públicas e cumprir a meta de déficit zero. Porém, o presidente tem feito declarações onde diz ser contra qualquer corte que afete os programas sociais.

Ainda na entrevista a agências internacionais, Lula criticou novamente o presidnete do Bancco Central, Roberto Campos Neto, e disse que sempre foi contra a autonomia do Banco Central. Além de, duvidar que Campos Neto, seja mais autônomo que Henrique Meirelles, que foi presidente do BC em seus dois primeiros mandatos.

Segundo informações, o Banco Central tem autonomia desde de 2021. O que significa que Lula não pode tirar Campos Neto do cargo. E só poderá indicar um próximo presidente ao BC, quando chegar ao fim do mandato de Campos Neto, que será em 31 de dezembro.