Relatórios

GOVERNO dos Estados Unidos MONITOROU LULA por mais de 50 ANOS, revela jornal

Segundo o jornalista Fernando Morais, autor de uma biografia sobre o presidente, agências de inteligência americanas produziram pelo menos 819 documentos que totalizam 3.300 páginas.

18 JUL 2024 • POR • 17h00
Presidente Lula.

O jornalista Fernando Morais, autor de uma biografia sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, revelou que o governo dos Estados Unidos acompanhou o político de 1966 a 2019, resultando em pelo menos 819 documentos que totalizam 3.300 páginas.

A CIA, principal agência de inteligência americana, foi responsável pela maioria dos relatórios, produzindo 613 documentos e aproximadamente 2.000 páginas sobre Lula. Essas informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo.

Foram encontrados documentos da CIA, do Departamento de Estado, da Agência de Inteligência da Defesa, do Departamento de Defesa, do Exército Sul dos Estados Unidos e do Comando Cibernético do Exército.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Os registros, que vão até o ano de 2019, não incluem o atual mandato de Lula iniciado em 2023. Eles abrangem planos militares do Brasil e dados sobre a produção de petróleo do país, além de detalhes das relações de Lula com a ex-presidente Dilma Rousseff e líderes do Oriente Médio e China.

Morais e sua equipe jurídica solicitaram, através da Lei de Acesso à Informação dos EUA, relatórios, correspondências e outros documentos dos serviços de inteligência americanos.

Os primeiros registros de monitoramento datam de 1966, quando Lula começou a trabalhar como torneiro mecânico e se envolveu com o sindicalismo, tornando-se presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema em 1975.