Insegurança

Nordeste tem SETE das DEZ cidades mais VIOLENTAS do Brasil; confira lista

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 18 de julho, pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública

18 JUL 2024 • POR • 14h33
WhatsApp Image 2024-07-18 at 14.14.31

Foi divulgado nesta quinta-feira, 18 de julho, pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, os dados que apontam que as sete cidades mais violentas do Brasil em 2023 estão reunidas na região do Nordeste.

Mesmo que a maioria dos municípios estejam no Nordeste, a cidade que lidera o ranking fica na região Norte, no município de Santana, no Amapá, que faz divisa com Macapá, capital do estado.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Em 2023, Santana (AP) viu sua taxa de mortes violentas intencionais atingir 92,9, marcando um aumento significativo de 88,2% em relação ao ano anterior. O estado também inclui Macapá na lista, com uma taxa de 71,3 no mesmo período. Macapá foi a única capital brasileira entre os dez municípios mais violentos do país no ranking de 2023.

CONFIRA LISTA ABAIXO:

* MVI: Mortes Violentes Intencionais
Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública

O estado da Bahia agrupa seis das sete citadas na lista. São elas: Camaçari, Jequié, Simões Filho, Feira de Santana, Juazeiro e Eunápolis. Dessas, duas ficam na região metropolitana de Salvador: Camaçari e Simões Filho.

No estado do Ceará, também há uma cidade presente, Maranguape, localizada na região metropolitana de Fortaleza.

Na lista também está Sorriso (MT), localizada aproximadamente 400 quilômetros ao norte de Cuiabá. A cidade é a mesma que, no final do ano passado, um pedreiro que trabalhava em uma obra próxima entrou na casa de uma mulher de 46 anos e assassinou ela e suas três filhas.