Acusação

JUSTIÇA aceita denúncia contra CIRO GOMES por chamar senadora do PT de 'assessora de assuntos de cama'

De acordo com o MP Eleitoral, em entrevistas à imprensa, o denunciado constrangeu e humilhou Janaína Carla Farias, desmerecendo-a para o exercício do mandato em razão do gênero dela.

17 JUL 2024 • POR • 16h33
Ciro Gomes.

A 115ª Zona da Justiça Eleitoral recebeu denúncia do Ministério Público contra o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes pelo crime de violência política de gênero.

De acordo com o MP Eleitoral, em entrevistas à imprensa, o denunciado constrangeu e humilhou a senadora Janaína Carla Farias, desmerecendo-a para o exercício do mandato em razão do gênero dela, com insinuações de cunho sexista e misógino.

Na denúncia, a Promotoria Eleitoral se baseou no artigo 326-B, do Código Eleitoral, que define como crime de violência política de gênero o ato de “assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo, utilizando-se de menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia, com a finalidade de impedir ou de dificultar a sua campanha eleitoral ou o desempenho de seu mandato eletivo”.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A denúncia foi recebida na última quinta-feira (11). As declarações foram dadas por Ciro Gomes em maio deste ano em entrevistas ao jornal O Globo e à Revista Insider, ao chamar a parlamentar de 'assessora de assuntos de cama'.

Ministério Público do Ceará