Resultados

Nova geração do Dacia Duster fracassa no Euro Ncap

Euro NCAP divulga resultados decepcionantes para o Dacia Duster, enquanto novo SUV médio com pegada cupê é preparado para o Brasil.

13 JUL 2024 • POR • 15h11
Renault Duster. Foto:Divulgação

Enquanto o Latin NCAP permanece em um período de baixa atividade, o Euro NCAP continua a todo vapor na Europa. Nesta semana, a organização divulgou uma nova série de testes de segurança, desta vez focados na nova geração do Dacia Duster. Apesar das expectativas criadas pelo lançamento do modelo, os resultados não foram tão animadores. O renovado Duster conseguiu apenas 3 estrelas de proteção, um desempenho considerado mediano.

Especificamente, o Duster alcançou 70% de proteção para adultos e 84% para crianças, enquanto na categoria de proteção para pedestres, obteve apenas 60%. A pior nota, no entanto, foi na assistência à condução, com apenas 57%. Esses resultados são preocupantes, considerando que o Duster é um modelo de grande sucesso e relevância, especialmente no mercado brasileiro. No entanto, até o momento, o Duster de nova geração não está nos planos para o Brasil. Em seu lugar, a marca lançará um inédito SUV médio com pegada cupê, cujos primeiros protótipos já estão sendo produzidos em São José dos Pinhais, Paraná.

Além do Duster, a marca romena Dacia, segundo apurações da imprensa francesa, planeja mudanças significativas em seu catálogo a partir de 2027. Essas mudanças afetarão principalmente a linha Sandero, um modelo de grande sucesso na Europa, que não contará mais com a versão aventureira Stepway. A ideia é separar esses modelos, transformando o Stepway em um inédito crossover, menor que o Duster e mais simples que o Kardian, rivalizando com modelos como o Citroën Aircross e o Jeep Avenger na Europa. Este novo crossover será construído sobre a base CMF-B, terá cerca de 4 metros de comprimento e preços abaixo dos 35.000 euros.

No Brasil, o Sandero Stepway, que recebeu novos equipamentos de segurança obrigatórios por lei no início do ano, teve sua gama silenciosamente reduzida. As versões com motor 1.6 foram descontinuadas, deixando apenas o Stepway Zen com motor 1.0, ao preço de R$ 84.470. Este movimento visa abrir espaço para o Kardian com câmbio manual, substituindo o Sandero RS. O novo Kardian 1.0 turbo manual, com câmbio de 6 marchas, promete uma calibração mais suave, ideal para uso cotidiano, mas ainda assim equipado com um motor capaz de entregar até 125 cavalos e 22,5 kgfm de torque.

Portanto, enquanto aguardamos mais informações sobre o novo SUV médio que substituirá o Duster no Brasil, fica a expectativa de que ele traga melhorias significativas em termos de segurança e tecnologia, alinhando-se com as exigências do mercado atual e superando as limitações apresentadas pelo Duster nos testes do Euro NCAP.