Classificação

Governo de Javier Milei declara Hamas como organização terrorista após ataque contra Israel

Essa mudança ocorre poucos dias antes do 30º aniversário do ataque terrorista ao prédio da AMIA em Buenos Aires, que matou 85 pessoas e deixou 300 feridos.

13 JUL 2024 • POR • 12h12
Hamas e Javier Milei.

O governo da Argentina declarou o grupo Hamas como uma organização terrorista internacional na sexta-feira, 12 de julho, conforme comunicado do escritório do presidente do país, Javier Milei.

A nova classificação do Hamas na Argentina foi inscrita no Registro Público de Pessoas e Entidades Vinculadas a Atos de Terrorismo e seu Financiamento (Repet).

? Entre no nosso grupo de Telegram e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

"O Hamas reivindicou a responsabilidade pelas atrocidades cometidas durante o ataque a Israel em 7 de outubro do ano passado", diz o comunicado.

Essa mudança ocorre poucos dias antes do 30º aniversário do ataque terrorista ao prédio da Associação Mutual Israelita-Argentina de Judeus (AMIA) em Buenos Aires, que resultou na morte de 85 pessoas e feriu 300 em 18 de julho de 1994. A Argentina também foi palco de um ataque à embaixada de Israel em 1992.

No anúncio da inclusão do Hamas entre os grupos terroristas, o governo argentino destacou que, desde que assumiu o cargo, Milei mudou o foco da política externa argentina em direção aos Estados Unidos, Israel e ao que define como o "mundo livre".

A atual gestão reafirmou seu “compromisso inabalável de reconhecer os terroristas pelo que eles são”.

O comunicado também menciona que o governo Milei reforçou sua “convicção de que a Argentina deve se alinhar com a civilização ocidental, respeitando os direitos individuais e suas instituições”, motivo pelo qual considera “inadmissível que aqueles que realizam ataques contra a Argentina não sejam declarados como o que são: terroristas”.