Processo

PEC da Anistia: Pacheco diz que Senado 'não tem pressa' na tramitação da Proposta

A aprovação do texto foi realizada na Câmara dos Deputados na última quinta-feira, 11 de julho.

13 JUL 2024 • POR • 09h24
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse nesta sexta-feira, 12 de julho, na capital paulista, que não irá acelerar na Casa o processo de tramitação da Proposta de Emenda Constitucional 9 de 2023, conhecida como PEC da Anistia, aprovada na quinta-feira (11) na Câmara dos Deputados.

? Entre no nosso grupo de Telegram e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, em dois turnos de votação, a PEC que permite o refinanciamento de dívidas tributárias de partidos políticos e de suas fundações, dos últimos cinco anos, com isenção total de multas e juros acumulados sobre os débitos originais.

O texto aprovado também anistia os partidos políticos que não cumpriram cotas de gênero ou raça nas eleições de 2022 e anteriores ou que tenham irregularidades nas prestações de contas.

Segundo a PEC, fica proibida a aplicação de multas ou a suspensão do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha aos partidos que não tiveram o número mínimo de candidatas mulheres ou negros no pleito de 2022 e dos anos anteriores.

As legendas também ficam isentas de punições por prestações de contas com irregularidades antes da promulgação da PEC.

Agência Brasil