Conscientização

Dia Internacional da Mulher: 100 bancos vermelhos na praia de Boa Viagem relembram vítimas de FEMINICÍDIO

8 MAR 2024 • POR • 10h53

O Instituto Banco Vermelho, realiza um ato na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, colocando bancos da cor vermelha em pleno Dia Internacional das Mulheres, nesta sexta-feira, 8 de março.

A iniciativa tem o intuito de homenagear às vítimas do feminicídio em Pernambuco, que, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), o Estado contabilizou oficialmente 69 mortes feminicídios de janeiro de 2023, até dezembro.

Em cada um dos bancos, é possível ver uma uma mensagem de conscientização e, em outros, nomes das mulheres que perderam suas vidas no estado. Um exemplo é de Mirella Sena, que foi assassinada em 2017 pelo vizinho, no bairro de Boa Viagem. A data de sua morte, 5 de abril, se tornou o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.

Conforme declarado pela diretora executiva, a praia de Boa Viagem foi selecionada como local para o evento devido ao fato de ser uma área no Recife que registra aproximadamente 40% das denúncias de feminicídio em Pernambuco.

O ato permanece na praia até às 17h, porém, o instituto instalou 25 bancos gigantes em diferentes pontos do Grande Recife.

A presidente do Instituto, Andrea Rodrigues, também se pronuncia.

De acordo com informações fornecidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em dezembro de 2023, o Brasil apresentou uma leve diminuição no número de casos de feminicídio.

Durante o período de janeiro a outubro de 2023, foram oficialmente registrados 1.158 casos de feminicídio, representando uma redução de cerca de 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, 2022. Em média, quatro mulheres são vítimas de assassinato em decorrência de seu gênero no país.