Punição

STJD volta atrás e entra com medida para que Sport jogue sem torcida; corte tinha afirmado não punir clube

23 FEV 2024 • POR • 13h01

Após afirmar que o Sport não deve ser punido pelos ataques realizados pela torcida organizada do time pernambucano ao ônibus com toda comissão técnica e jogadores do Fortaleza, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), através da Procuradoria, confirmou, na manhã desta sexta-feira, 23 de fevereiro, que entrou com uma medida cautear solicitando que o Sport atue sem torcida no estádio.

O orgão diz que o Leão não cumpriu o ar.158 da Lei 14.597/2023, que fala sobre o dever dos clubes em prestar a devida segurança aos seus torcedores.

Mesmo com o pedido formalizado, a determinação só ganha validade se o presidente do STJD, José Perdiz de Jesus, deferir.

Em caso de uma resposta positiva por parte do presidente, o Sport já jogaria o clássico contra o Náutico, que acontece neste sábado (24), sem sua torcida, que seria visitante no estádio dos Aflitos.

STJD afirmou que Sport NÃO vai ser PUNIDO por conta de ataque ao ônibus do Fortaleza

Ronaldo Botelho Piacente, procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, enfatizou, através de nota, que devido ao incidente ter ocorrido em uma via pública, especificamente na BR-232, a responsabilidade passa a ser da segurança pública.

Relembre o caso:

O ônibus que carregava a delegação do Fortaleza foi alvo de pedras e bombas, por torcedores do Sport, na madrugada da quinta-feira (22), quando deixava a Arena Pernambuco, na região metropolitana do Recife.

Seis jogadores foram feridos no ataque e precisaram ser hospitalizados, de acordo com o clube cearense.

Vídeos divulgados pelo próprio clube mostram jogadores feridos e assustados dentro do ônibus.

Também há imagens das janelas quebradas e dos vidros estilhaçados sobre o chão e sobre os bancos do ônibus. Há ainda manchas de sangue em diversos pontos do veículo.

De acordo com o Fortaleza, o goleiro João Ricardo, o lateral-esquerdo Gonzalo Escobar, o lateral-direito Dudu, os zagueiros Titi e Brítez e o volante Lucas Sasha foram feridos no ataque e encaminhados ao Real Hospital Português, no Recife.