IlhadeItamaracá

Presos da penitenciária Barreto Campelo são filmados com facões durante briga dentro da unidade de segurança máxima de Pernambuco

Em pouco mais de um minuto e meio de duração, o vídeo mostra uma sequência da luta no pátio da Barreto Campelo, que abriga 1.200 homens. A maioria cumpre penas já definidas pelo Judiciário.

19 AGO 2022 • POR • 10h28

Detentos foram flagrados em um “duelo” com facões na Penitenciária Barreto Campelo, unidade de segurança máxima, em Itamaracá, no Grande Recife. Registrada em vídeo, a luta foi acompanhada pelos outros presidiários. Alguns gritavam: “só os dois”.

A briga com facões ocorreu no domingo, 14 de agosto, segundo o governo de Pernambuco.

Em pouco mais de um minuto e meio de duração, o vídeo mostra uma sequência da luta no pátio da Barreto Campelo, que abriga 1.200 homens. A maioria cumpre penas já definidas pelo Judiciário.

Leia também: >>>Câmara dos Deputados aprova projeto que acaba com saídas temporárias de presos, mais conhecida como “saidões”; entenda

https://www.instagram.com/p/ChcFjPfDX41/

No início, é possível acompanhar a movimentação no pátio da penitenciária. Um dos envolvidos na briga surge de bermuda branca e sem camisa, com o facão na mão.

Ele faz movimentos como se estivesse em uma luta de boxe e parte para cima do oponente, que está sem camisa e com um short colorido.

Quando o detento de bermuda branca parte para cima, o outro se defende, usando um facão. Em um trecho do vídeo é possível ouvir um som metálico, com as duas armas se tocando.

Os dois se movimentam pelo pátio e são acompanhados pelos demais detentos. Alguns correm para ficar perto da confusão e são afastados momentaneamente.

O presidiário de bermuda branca, no entanto, aponta o facão para o alto. O detento de short colorido se aproxima com a arma na mão. Os dois voltam a duelar em outra área do pátio da unidade, bem perto do local onde a briga havia começado. É possível observar os detentos que acompanhavam o “duelo” correndo, em meio a muitos cães, que latiam sem parar. Por meio de nota, a Secretaria-Executiva de Ressocialização (Seres) informou, na quinta-feira, que os “envolvidos nas imagens foram identificados e as armas brancas foram apreendidas”. O governo de Pernambuco também disse que um procedimento administrativo disciplinar foi aberto por causa da luta.

A Seres não informou os nomes dos presos que participaram da briga nem disse se alguém ficou ferido.

Outro caso

Este não ó primeiro episódio de briga com facões em unidades carcerárias de Pernambuco. Em 2016, um vídeo flagrou a luta entre detentos do presídio Juiz Antônio Luís Lins de Barros (PJALLB), no Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife.

O caso ocorreu no pavilhão P do PJALLB. Nas imagens, é possível ouvir gritos de incentivo enquanto dois detentos, um só de calção e outro de camisa verde, “duelam”.

O que estava sem camisa lutou com dois facões na mão. Outros presos também portavam o mesmo tipo de arma ao assistir à briga.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do G1