O levantamento foi realizado pelo Centro Internacional de Formação e Certificação de Praias e an...
Cinco praias do Brasil conquistaram posições de destaque em uma avaliação internacional sobre qualidade ambiental, coordenada por uma instituição especializada do Chile.
O levantamento, realizado pelo Centro Internacional de Formação e Certificação de Praias, analisou 126 faixas litorâneas espalhadas por países da América, Europa e Oceania, como Canadá, Espanha, Nova Zelândia e México.
O estudo é parte de uma iniciativa das Nações Unidas que visa incentivar a preservação ambiental e a restauração de ecossistemas costeiros.
Desde 2021, o projeto busca fomentar políticas públicas e estimular decisões conscientes por parte dos turistas e gestores ambientais.
A metodologia do ranking envolveu uma equipe técnica multidisciplinar, que aplicou um sistema de pontuação baseado em 38 critérios rigorosos, entre eles a qualidade das águas, estrutura de serviços, segurança para os banhistas e informações educativas disponíveis nos locais avaliados.
A Praia da Azenda, no Rio de Janeiro, fecha o Top5 com suas águas cristalinas e calmas. Por ser uma área de proteção ambiental, não possui barraca, mas os barcos oferecem bebidas e aluguel de cadeiras e guarda-sóis.
A Praia do Forno é mais uma no litoral caioca que entrou para a lista. Ocupando o 9º lugar no ranking geral, o cenário paradisíaco é extremamente limpo e com preços acessíveis.
A praia de Grumari, no Rio de Janeiro, ficou em 6º lugar no ranking geral e em terceiro entre as praias brasileiras.
Também no topo da lista aparece a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, em Salvador (BA), eleita a melhor das Américas e quinta no mundo
Entre os diferenciais das praias brasileiras listadas está a certificação internacional Bandeira Azul, um selo de excelência ambiental concedido pela Foundation for Environmental Education.