A maratona até o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige preparo mental e físico dos 4,81 mil...
A maratona até o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige preparo mental e físico dos 4,81 milhões de estudantes que devem fazer a prova nos próximos domingos, 9 e 16 de novembro, em todo o País.
As 180 questões e a redação exigem dos vestibulandos estratégias, controle emocional e táticas de prova. Além disso, também é preciso gerenciar o tempo e a ansiedade.
Para que alcancem os resultados desejados após o período de preparação, educadores trazem dicas do que pode ser feito na reta final da prova.
O ideal para os dias que antecedem o Enem e também a semana entre o primeiro e segundo dias é não tentar aprender algo novo, mas praticar o que já se sabe.
Outra dica importante é não decorar modelos prontos ou repertórios coringas, uma prática que o Enem tem penalizado. Muitos estudantes acreditam em uma 'fórmula mágica para a redação nota mil', mas decorar um formato pronto para escrever a redação tem causado mais redução da nota do que contribuído para um bom resultado.
Outra situação importante é aceitar que dificilmente o aluno vai gabaritar todas as questões. Ter a consciência de que o erro é inevitável em uma prova extensa como a do Enem ajuda a controlar o nervosismo
É preciso manter a cabeça no lugar. É normal se sentir nervoso dias antes da prova, mas aguentar as cinco horas e meia da maratona do Enem exige controle mental e uso inteligente do tempo.
Caso precise chutar, a estratégia ideal é sempre tentar eliminar o máximo de alternativas, focando em responder aquelas sobre as quais se tem o mínimo de certeza.