Eclipse solar mais longo do século escurecerá o céu por mais de seis minutos; saiba quando

O fenômeno, considerado raro, será visível em três continentes diferentes.

O mundo se prepara para presenciar mais um fenômeno impressionante da natureza. No dia 2 de agosto de 2027, um eclipse solar vai escurecer o céu em pleno dia por mais de seis minutos, proporcionando uma experiência única a milhões de pessoas em três continentes.

A duração excepcional do eclipse será possível devido à combinação de três fatores que raramente ocorrem ao mesmo tempo: a Terra estará no afélio, seu ponto mais distante do Sol, fazendo com que o astro pareça menor.

A Lua estará no perigeu, mais próxima da Terra, aparentando ser maior no céu; e a sombra da Lua cruzará regiões próximas ao Equador, o que reduz sua velocidade aparente sobre a superfície terrestre.

Esse alinhamento singular tornará este o eclipse mais longo registrado neste século, superando a média habitual de menos de três minutos de duração.

O fenômeno, considerado raro, será visível apenas em uma faixa estreita da superfície terrestre que atravessa dez países, incluindo Espanha, Marrocos, Egito e Arábia Saudita.

Onde o eclipse será visível? Cidades como Cádiz e Málaga, na Espanha, experimentarão entre 3 e 4 minutos de escuridão total, por volta das 10h45 (horário local).

Em Tânger, Tetuão e Benghazi terão entre 4 e 5 minutos de eclipse total. Em Luxor, no Egito, o céu deve permanecer praticamente limpo, a escuridão total ultrapassará seis minutos, com transmissão ao vivo direto dos Templos de Karnak.

Em Jeddah e Meca, na Arábia Saudita, o fenômeno ocorrerá no meio da tarde, com mais de seis minutos de escuridão. Somália, Sudão, Iêmen e Tunísia também estão na rota do eclipse.

Veja a matéria completa