Nesta semana, chuvas de meteoros vão iluminar o céu nos últimos dias deste mês.
São chuvas de meteoros que, segundo o Observatório Nacional (ON), poderão ser vistas principalmente na noite de quarta-feira, 30 de julho, e madrugada de quinta-feira (31).
Mas o que são meteoros e por que eles brilham? São corpos celestes pequenos que cruzam o espaço e invadem a atmosfera terrestre.
No momento de transição, a interação com a atmosfera e o oxigênio provoca o incendiamento parcial ou total dos meteoros, criando uma luminosidade.
Por isso, esse tipo de fenômeno também é conhecido popularmente como "estrela cadente", porém, de estrela não se tem nada.
Quando diversos meteoros atravessam a atmosfera, formam-se as chuvas de meteoros. Os meteoros são detritos de cometas, fenômeno formado por poeira, pedras, gelo e gases.
Para aproveitar ao máximo esses eventos astronômicos, o Observatório Nacional sugere como dicas procurar locais com céus escuros, longe da poluição luminosa das cidades.
Além de satisfazer apreciadores dos fenômenos, chuvas de meteoro são relevantes para estimar a quantidade e período de maior incidência de detritos provenientes de correntes de meteoroides que a Terra atravessa periodicamente.
Missões espaciais e centros de controle de satélites podem aprimorar estratégias de proteção para naves e equipamentos em órbita próxima à Terra e à Lua.
As chuvas de meteoros também ajudam a compreender a formação do nosso Sistema Solar.
Ao investigar as propriedades dos detritos, é possível entender mais sobre os cometas e até mesmo fragmentos lunares e marcianos, resultantes de impactos antigos, assim como objetos próximos à órbita terrestre com atividade.