Chás que ajudam a acalmar a mente e promovem um bem-estar profundo e natural
1- Chá de manjericão: o manjericão (Ocimum spp) atua em um receptor do sistema nervoso chamado gabaérgico, o que ajuda a promover a sensação de calma. Além disso, é rico em eugenol, um composto com propriedades calmantes e antidepressivas.
2- Chá de maçã com cravo: o cravo, assim como o manjericão, contém eugenol, enquanto a maçã é rica em óleos essenciais que ajudam a reduzir o estresse. Para preparar, adicione uma maçã média (ou duas pequenas) e oito cravos a um litro de água e ferva por 5 minutos, como sugere a nutricionista Vanderlí.
3- Chá de alface: embora não seja muito comum, o chá de alface é altamente eficaz, como afirma Vanderlí. A dica é ferver o miolo branco e as folhas mais tenras por 3 a 5 minutos. Eles liberam a letucina, um composto que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade sem efeitos colaterais.
4- Chá de valeriana: os compostos da valeriana atuam no sistema nervoso central, ajudando a reduzir a ansiedade e o nervosismo de maneira eficaz.
5- Chá de passiflora: a passiflora, também conhecida como flor do maracujá, tem suas folhas utilizadas para fazer o chá. Graças aos compostos harmônicos, ela exerce uma ação relaxante sobre o sistema nervoso, além de estimular a liberação de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.
6- Chá de erva-cidreira: também conhecida como capim limão ou capim santo, a erva-cidreira possui mais de 20 nomes diferentes, como afirma Vanderlí. Para preparar, basta ferver as folhas por 5 minutos. Rica em ácido rosmarínico e óleos essenciais, essa bebida ajuda a acalmar, melhorar o sono e ainda deixa a casa com um aroma agradável.