Em alguns países, especialmente na China e na Coreia do Sul, o símbolo chegou a ser comparado à s...
O Japão é um dos países mais fascinantes do mundo, onde história, cultura e tecnologia se encontram de forma singular.
No entanto, a nação nipônica também carrega consigo um dos símbolos mais polêmicos da atualidade: a bandeira do Sol Nascente.
O sol na bandeira japonesa não é por acaso. O próprio nome do país, em japonês, Nihon ou Nippon, significa "origem do sol".
Apesar de ser uma polêmica antiga, durante os Jogos Olímpicos de Tóquio o assunto voltou a ser debatido com mais força, quando torcedores japoneses foram vistos exibindo a bandeira no evento.
Essa bandeira, que apresenta um sol vermelho com raios se expandindo em todas as direções, é frequentemente associada ao passado imperialista japonês e, em diversos contextos, é vista como um símbolo de opressão.
Para muitos povos asiáticos que sofreram durante a expansão militar do Japão no século XX, a bandeira representa lembranças dolorosas de guerra e ocupação.
Após a derrota na Segunda Guerra Mundial, o símbolo foi banido. Porém, não demorou muito para que o Sol Nascente voltasse a ser utilizado, ainda que em uma versão adaptada.
Apesar disso, no próprio Japão, a bandeira do Sol Nascente continua sendo empregada em contextos tradicionais, esportivos e até militares, o que mantém viva a polêmica em torno do seu verdadeiro significado.