Descubra quais alimentos podem contribuir para a proteção do seu corpo e fortalecer a saúde.
Alguns alimentos podem desempenhar um papel importante na prevenção do câncer, oferecendo nutrientes e compostos bioativos que protegem as células do organismo. Esse grupo é rico em fibras, compostos sulfurosos, Indol-3-carbinol, carotenoides e várias vitaminas, formando um conjunto protetor para o organismo. Confira abaixo os principais representantes dos crucíferos.
Agrião: com alta concentração de antioxidantes, como vitamina C e carotenoides, o agrião adiciona um sabor picante a saladas, sanduíches e outras receitas.
Couve-de-bruxelas: essa pequena hortaliça é rica em compostos com potencial anticâncer, como os isotiocianatos. Pode ser usada em saladas ou como acompanhamento de carnes, aves e massas.
Brócolis: considerados uma das melhores fontes de compostos sulfurosos, que ajudam na produção de sulforafano, os brócolis devem ser cozidos no vapor para preservar todos os seus nutrientes.
Couve-flor: rica em fibras, que favorecem o funcionamento intestinal, a couve-flor é versátil na cozinha. Embora seja famosa na versão gratinada, também fica ótima em sopas e cremes.
Couve-manteiga: tradicional na culinária mineira, a couve-manteiga é deliciosa quando refogada com alho e também é um ingrediente popular em sucos verdes, preservando boa parte de sua vitamina C.
Repolho: a versão roxa do repolho é rica em antocianinas, antioxidantes poderosos. Já o repolho branco contém flavonoides, compostos com ação protetora para o corpo.
Rúcula: com seu sabor levemente picante, a rúcula é rica em luteína e zeaxantina, dois carotenoides que ajudam a proteger as células contra danos oxidativos.