A Magia do Cinema no São Luiz: história e tradição em Recife

O Cinema que Encanta Gerações.

Inaugurado em 6 de setembro de 1952, o Cinema São Luiz, localizado às margens do Rio Capibaribe, perto da Ponte Duarte Coelho, tornou-se um dos cinemas mais emblemáticos do Recife, destacando-se pela sua concepção clássica e exibição em cine-teatro.

Antes de se tornar cinema, o local que abriga o São Luiz era um templo protestante. Havia sido construído em 1838, numa das extremidades da antiga Rua Formosa, atual Avenida Conde da Boa Vista.

A inauguração do São Luiz, em 6 de setembro de 1952, foi um dos maiores eventos sociais da década de 1950. Com instalações requintadas e equipamentos modernos, a sessão inaugural exibiu o filme norte-americano "O Falcão dos Mares". Para frequentar o maior cinema pernambucano da época, era necessário estar muito bem vestido.

A partir da década de 1970, os cinemas de bairro começaram a desaparecer, sendo vendidos para mercados e igrejas. No Recife, isso foi facilitado pelo fato de 90% deles serem privados. O Cinema São Luiz é um dos poucos que resistiu.

Depois de funcionar por 55 anos, o Grupo Severiano Ribeiro fechou o São Luiz em 2007. As Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso) deciram fazer uma reforma, mantendo toda estrutura original, para transformar o espaço em centro cultural.

A reforma foi abandonada em 2008, quando o prédio foi tombado como monumento histórico pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Hoje, o cinema mantém sua estrutura original e encanta pela beleza e imponência. Com sessões a preços populares, o cinema atrai um público diverso.

Após quase dois anos fechado por problemas estruturais, o Cinema São Luiz reabriu suas portas com o início do 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife. A governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause estiveram presentes no ensaio geral da reabertura, em 1º de novembro.