Hoje, 20 de abril, o Secretário de Segurança Urbana de Olinda, Coronel Pereira Neto, liderou um encontro sobre a responsabilidade coletiva para com a segurança do município. Estiveram presentes no evento líderes de segmentos da sociedade civil, bem como a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil. A pauta da cerimônia foi a implantação de Conselhos Comunitários de Segurança. O funcionamento do Conselho foi assim explicado pelo Secretário: “A partir de informações sobre criminalidade, repassadas pelas lideranças que sabem a realidade da sua localidade e do bairro, vamos redirecionar os dados para as polícias. É uma parceria entre sociedade civil e poder público”.

Em sua efetivação, os Conselhos Comunitários de Segurança patrocinarão encontros contínuos entre seus representantes. Tais encontros visam a troca de informações sobre locais com envolvidos com o tráfico de entorpecentes e outras ocorrências criminosas ou irregulares. Outra estratégia em prol da Segurança Pública municipal tem a Polícia Militar como protagonista, na cidade.

Esta é uma estratégia para aumentar a Segurança do cidadão olindense. O Major Maxwel Behar assim se pronunciou: “É importante lembrar que o trabalho é feito com base na prevenção e repressão. Nós também vamos atuar dentro das escolas com cursos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)”. Behar é Subcomandante do 1° Batalhão da Polícia Militar.

Outras presenças importantes no evento, além dos agentes comunitários, foram as seguintes: Jaílson Silva, Secretário Executivo de Segurança Cidadã; Eud Jonhson Cordeiro, Secretário Municipal de Saúde; Capitão Luiz Fernando; Sargento Lourival, da Companhia Independente de Apoio ao Turista; Tenente Coronel Cabral, comandante do 1°Batalhão da PM, Tenente Coronel Valdir, comandante do 1° Batalhão da PM; Delegado Gilmar Rodrigues, da Seccional de Olinda; Delegado Ricardo Silveira, da Delegacia de Homicídios; Harlam Duarte, Diretor Jurídico da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e Greice Novaes, Superintendente do Programa Governo Presente, representando o Estado.