Uma caminhada será realizada em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, neste sábado, 6 de abril, para marcar o mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (ETA).

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial para orientar os motoristas devido ao evento. A caminhada terá início às 13h30 e, por isso, serão realizados bloqueios de trânsito.

O percurso está programado para seguir pela orla, com concentração no Terceiro Jardim e término no Primeiro Jardim. Durante o trajeto, a via será parcialmente obstruída.

De acordo com a organização do evento, a previsão é de que a caminhada se encerre às 18h, momento em que a via será liberada.

A 3ª Caminhada Pernambucana pela Conscientização sobre o Autismo, organizada pelo MobilizaTeaPE, tem como lema “O melhor presente é ser presente”. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão social das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O TEA é uma condição que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. O MobilizaTeaPE tem sido fundamental na liderança de mobilizações em prol dos autistas, lutando pela garantia de seus direitos e pela conscientização da sociedade sobre a causa.

Senado Federal propõe isenção do Imposto de Renda para pessoas do TEA

No mês do autismo, uma proposta em análise no Senado garante a pessoas do espectro autista ou seus responsáveis legais a isenção da remuneração e outros rendimentos no Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF).

O PL 292/2024, do senador Chico Rodrigues (PSB-RR), valerá para quem ganha até seis salários mínimos.

O projeto isenta a remuneração e os rendimentos de aposentadoria e pensão, de transferência para a reserva remunerada ou de reforma de pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA), ou de seus representantes legais, que recebem até o valor de R$ 8.472,00 por mês. O cálculo considera o valor atual do salário mínimo de R$ 1.412.