01 de outubro de 2024 às 09:24 - Atualizado às 18:18
Prefeito de Petrolina, Simão Durando. Foto: Divuilgação
O candidato a prefeito de Petrolina, Simão Durando (União Brasil), está sendo acusado de abuso de poder político e pode ter seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral. Segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), Simão teria utilizado as instalações do Hospital Municipal para realizar propaganda política irregular.
A denúncia foi aceita pela promotora Rosane Moreira Cavalcanti, que declarou que as ações do prefeito configuram "um claro desvirtuamento da ação estatal para beneficiar a candidatura" de Simão. Ela afirmou que houve violação da Lei Eleitoral, configurando abuso de poder político.
O MPE concluiu que houve prática de conduta vedada com o objetivo de influenciar as eleições em favor de Simão Durando. Nos próximos dias, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá se manifestar sobre o caso, o que pode resultar na cassação do candidato.
"Tendo em vista que se encontra circulando fake news nas redes sociais que Simão Durando poderá ser cassado pela Justiça Eleitoral por improbidade, a coligação “Petrolina Seguindo em Frente” vem a público esclarecer sobre a falsa notícia. Trata-se de uma tentativa desesperada de criar fatos, haja vista que o candidato Simão Durando não responde e nunca foi condenado por improbidade administrativa.
A coligação lamenta que a oposição tente apelar e confundir os eleitores. Na verdade, o candidato já condenado em primeira instância por improbidade se chama Julio Lossio. O ex-prefeito foi condenado no processo N.º 0003443-37.2017.8.17.3130. A justiça determinou que Lossio devolva R$ 354.181,28 ao povo de Petrolina, além da proibição de contratação com o Poder Público por seis anos."
O vice-prefeito de Bicas, em Minas Gerais, Tiago Henrique Queiroz de Souza, conhecido como Tiago Enfermeiro, teve seu mandato cassado pela Câmara Municipal de Bicas. Na noite de quinta-feira, 4 de julho, foram realizadas duas votações em comissões que investigavam o agora ex-vice-prefeito.
As investigações indicam o suposto envolvimento do político em práticas ilegais que teriam prejudicado o atendimento do Hospital São José de Bicas.
A suspeita é que o ex-vice-prefeito tenha recebido uma indenização de mais de R$ 100 mil do hospital. Além disso, Tiago Enfermeiro foi acusado de abandonar a cidade desde meados de agosto do ano passado sem notificar o Legislativo, infringindo a lei.
Tiago Enfermeiro, que também trabalhava como enfermeiro no Hospital São José de Bicas, foi acusado de crimes como perseguição política contra duas funcionárias, que precisaram recorrer à Justiça Trabalhista para serem indenizadas.
Além disso, há denúncias de recebimento de dinheiro via PIX destinado aos plantões médicos e de subtração de cartões de crédito, entre outras acusações.
1
2
15:38, 12 Out
29
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato votou por volta das 10h45 e estava acompanhado do vice, Elismar, de familiares e apoiadores.
Petrolina, no Sertão de Pernambuco, agora tem um novo milionário! Uma aposta realizada na cidade acertou as seis dezenas do concurso 2.783 da Mega-Sena.
Eleitores poderão acompanhar a apuração e filtrar por município. Os dados estarão disponíveis a partir das 17h deste domingo; confira os detalhes.
mais notícias
+