Nos últimos anos, muitos atletas, entre eles Neymar, Ter Stegen, Carvajal e Eder Militão, têm sido vítimas de uma das lesões mais graves do futebol. O tempo de recuperação pode chegar a mais de um ano.
Lesão de LCA vem assustando os jogadores. Fotos: Vitor Silva / CBF e Divulgação / Redes sociais
O futebol é o esporte mais amado e praticado ao redor do mundo, mas, ao mesmo tempo, transmite medo com suas lesões complicadíssimas. Entre elas, a temida lesão de Ligamento Cruzado Anterior, o LCA.
Nos últimos anos, vários atletas têm sofrido com isso. Neymar, em 2023, durante partida contra o Uruguai, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, foi uma vítima. Outros jogadores como: Marc André-Ter Stegen, Dani Carvajal, Eder Militão e Rodri, bola de ouro de 2023, também sofreram.
Em alguns casos, a recuperação pode beirar 1 ano longe dos gramados. Neymar, por exemplo, ficou mais de 365 dias sem atuar. A lesão aconteceu no dia 17 de outubro de 2023. O atleta só voltou a entrar em campo no dia 21 de outubro de 2024.
A lesão de Ligamento Cruzado Anterior pode acontecer por vários motivos, o principal deles é pelo futebol, assim como basquete, vôlei e rugby exigem movimentos bruscos, trocas de direções rápidas, contato físico e enorme estabilidade corporal, por isso, em alguns momentos, com o pé fixo ao solo, o jeolho pode torcer, levando à ruptura do ligamento.
Movimentos repetitivo também causam a lesão, já que os atletas são exigidos ao elevado nível físico.
Disputas de bola, quedas e saltos são outros fatores que precisam ser levados em conta. Muitas vezes, ao realizar um salto, ao aterrizar o atleta pode romper seus ligamentos.
Cansaço muscular tira a estabilização do joelho, dessa forma, o atleta fica mais vulneável a lesões.
Reincidência. Eder Militão, zagueiro do Real Madrid e Seleção Brasileira, já sofreu com essa lesão mais de uma vez. Isso, pois, quando se tem uma vez, a chance de nova ocorrência aumenta consideralvemente.
A qualidade do local onde está se praticando o esporte também é influência direta. Por isso, os clubes, principalmente do Brasil, brigam tanto para que haja campos bons para a prática do futebol.
Calcaçados inadequados e condições climáticas também influenciam.
Para evitar a famosa e temida lesão de LCA, é necessário, com constância, fortalecer a musculatura do quadril, das pernas, além de melhorar o equilíbrio do corpo.
Um dos atletas mais blindados é o português Cristiano Ronaldo, que mantém ativamente cuidados extracampo e um forte exercício na academia. Mesmo sendo um dos atletas que mais disputam bolas aéreas. o atleta de 40 anos exibe toda a sua força muscular e nunca teve uma lesão de LCA.
1
2
3
18:40, 06 Nov
28
°c
Fonte: OpenWeather
Nos planos médico-hospitalares, setembro contou com mais 332.837 beneficiários em relação ao mês anterior.
Rico em vitamina C, o limão fortalece a imunidade, melhora a digestão e hidrata o corpo, mas deve ser consumido com moderação.
Com a chegada do período natalino, frutas vermelhas ganham destaque na alimentação e contribuem para o bem-estar diário.
mais notícias
+