Pernambuco, 13 de Janeiro de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

VATICANO aprova diretrizes que permitem que HOMENS GAYS se tornem PADRES; ENTENDA

Novas regras foram publicadas no site da Conferência dos Bispos Italianos na quinta-feira, 9 de janeiro.

10 de janeiro de 2025 às 19:02   - Atualizado às 19:02

Papa Francisco e bandeira LGBT

Papa Francisco e bandeira LGBT Fotos: Divulgação/ Vatican News e Agência Brasil/ Arquivo

O Vaticano deu aval a novas diretrizes elaboradas pelos bispos italianos, permitindo que homens gays ingressem nos seminários desde que observem a castidade, em uma reavaliação da postura oficial da Igreja Católica sobre potenciais futuros padres.  

Embora não houvesse uma proibição explícita anterior, uma instrução de 2016 indicava que seminários não poderiam admitir homens com “tendências homossexuais profundamente arraigadas”.

Agora, as diretrizes recém-aprovadas destacam que a orientação sexual deve ser avaliada como parte do conjunto da personalidade de um candidato, e não de forma isolada.  

Publicado no site da Conferência dos Bispos Italianos na quinta-feira (9), o documento afirma: 

“Ao referir-se às tendências homossexuais no processo de formação, também é oportuno não reduzir o discernimento apenas a este aspecto, mas compreender o seu significado dentro de todo o quadro da personalidade do jovem.”  

Leia Também

As novas orientações foram aprovadas pelos bispos italianos em novembro e têm validade experimental de três anos, conforme confirmado por uma nota do gabinete do clero do Vaticano.  

Desde 2013, o Papa Francisco vem sendo associado a uma abordagem mais acolhedora em relação à comunidade LGBTQ.

Ele já permitiu, em algumas circunstâncias, que padres abençoassem casais do mesmo sexo, apesar de o tema da homossexualidade no sacerdócio permanecer delicado.  

Francisco também deu suporte à instrução de 2016, que reiterava, em grande parte, posicionamentos estabelecidos pelo Papa Bento XVI em 2005.

Ainda assim, ele tem chamado atenção para a necessidade de discernimento rigoroso na formação de seminaristas, alertando padres que rompem com o celibato a reconsiderarem sua vocação.  

A aprovação das novas diretrizes ocorre em um momento de crescente abertura na Igreja, mas a admissão de homens gays ao sacerdócio ainda é tratada com cautela. Muitos padres gays evitam discutir abertamente sua orientação sexual devido ao temor de represálias.  

Em uma reunião fechada no ano passado, Francisco teria usado uma expressão depreciativa ao se referir à homossexualidade em seminários. O episódio levou o Vaticano a emitir um pedido de desculpas, algo raro em nome do pontífice.  

As diretrizes representam um passo em direção a um debate mais amplo sobre inclusão e celibato no seio da Igreja Católica.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

16:47, 13 Jan

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o governo Lula para 2025?

Notícias Relacionadas

Pastor Thiago Alicerce, que foi apontado por um empresário de Santos como tendo mantido um relacionamento extraconjugal.
Polêmica

PASTOR Thiago Alicerce é ACUSADO de ADULTÉRIO em áudios vazados

O caso ganhou repercussão nas redes sociais, após o empresário, identificado como Alex, publicar um vídeo expondo a situação do líder religioso. 

Os incêndios de 2025 já são considerados um dos mais intensos da história.

Vídeo: CRUZ de MADEIRA fica intacta em meio a incêndios e vira símbolo de esperança

A foto foi compartilhada na quarta-feira, 8 de janeiro, na qual estudantes e professores da universidade encontraram conforto na permanência do objeto.

A Índia ficou em 11º lugar na Lista Mundial da Perseguição da Missão Portas Abertas de 2024 dos lugares mais difíceis para ser cristão.
Intolerância

Vídeo: mulheres cristãs são amarradas e torturadas por extremistas hindus na Índia

A Índia ficou em 11º lugar na Lista Mundial da Perseguição da Missão Portas Abertas de 2024 dos lugares mais difíceis para ser cristão.

mais notícias

+

Newsletter