Pernambuco, 09 de Outubro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Projeto que reconhece CRISTIANISMO como manifestação CULTURAL é aprovado no Senado

Na justificativa, o autor proposta destaca a diversidade cultural e religiosa do país e ressalta a importância da religião na formação do Brasil. Texto segue para sanção do Presidente Lula.

28 de agosto de 2024 às 17:41   - Atualizado às 17:52

Bíblia

Bíblia Foto: Robervaldo Rocha/Dircom/CMM

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 27 de agosto, em votação simbólica, o projeto de lei que reconhece o cristianismo como manifestação cultural nacional. O projeto (PL 4.168/2021) será encaminhado à sanção da Presidência da República.

O texto foi relatado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), que apresentou voto favorável à proposição. Para evitar possíveis interpretações que limitem a liberdade de culto preconizada pela Constituição, o relator acatou emenda do senador Magno Malta (PL-ES).

O objetivo dessa emenda é que apenas o reflexo do exercício público e da influência do cristianismo sejam considerados manifestação cultural.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Em seu relatório, Esperidião Amin destaca que, “desde o início da colonização, passando pelos séculos seguintes de nossa história, a fé católica esteve presente, com suas igrejas e capelas, seus santos e festividades, sua arte sacra e sua música, em um amálgama singular e único, próprio da vivência brasileira e da alma de nossa gente”.

Durante a discussão do projeto em Plenário, Magno Malta defendeu a emenda de sua autoria, que tem o objetivo de assegurar que “as expressões artísticas cristãs e os reflexos e influências do cristianismo são, além de seus aspectos religiosos, considerados manifestação cultural nacional”.

Leia Também

"Faço a emenda de maneira que se preserve a fé e não se trate tudo como cultura. Gostaria que os colegas entendessem a necessidade de que o culto preconizado na Constituição seja mantido como sempre foi", afirmou.

Esperidião Amin destacou que a emenda de Magno Malta conseguiu dar a forma adequada para o que é cultura.

"Eu vou dar um exemplo daqui da minha cidade, que é Florianópolis: a procissão de Nosso Senhor dos Passos, como tantas outras manifestações de origem religiosa Brasil afora, foi considerada patrimônio imaterial pelo Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional]. Isso caracteriza, tipifica a expressão que o senador Magno Malta ofereceu, enriquecendo e explicitando o que é cultura. Não é o Senhor dos Passos, mas a procissão, a mobilização popular, o ritual, os cânticos, a devoção, os trajes numa procissão, que são, sem dúvida alguma, uma manifestação cultural. O projeto adquiriu uma forma que engrandece as expressões que derivam do cristianismo e que contribuem para a cultura, a ética, a boa convivência, a paz e para uma série de outros aspectos consequentes à religião", declarou Esperidião Amin.

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) disse que essa emenda aperfeiçoa o texto e dá um novo significado à proposição.

"O cristianismo vai muito além da sua manifestação cultural. Estamos falando de uma religião que compreende 32% da população mundial e que convive com diferentes culturas", salientou.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

03:39, 09 Out

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

De quem é a culpa pelo fracasso do futebol pernambucano?

Notícias Relacionadas

Silas Malafaia critica Bolsonaro por se omitir em relação ao Pablo Marçal.
Críticas

"OMISSO, COVARDE, QUE PORCARIA DE LÍDER É ESSE?": MALAFAIA diz que está decepcionado com BOLSONARO

Segundo o pastor, o ex-presidente liberal deveria ter se posicionado em relação ao Pablo Marçal.

Filme Som da Liberdade Cartaz
LANÇAMENTO

Filme EVANGÉLICO 'Som da Esperança' chega aos CINEMAS em 24 de outubro

Esta produção promete tocar o coração do público ao narrar a inspiradora jornada de uma comunidade cristã no leste do Texas que acolhe 77 crianças do sistema de adoção.

Fenômeno de bilheteria: Filme A Forja já levou mais de 360 mil pessoas aos cinemas
Bilheteira

Filme evangélico 'A Forja' já levou mais de 360 mil espectadores aos cinemas

Os críticos destacaram como a produção consegue dialogar tanto com fiéis quanto com não evangélicos, elogiando sua trama consistente, boas atuações e direção cuidadosa.

mais notícias

+