Pernambuco, 24 de Junho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Papa Leão XIV agradece aos jornalistas e faz apelo pela liberdade dos profissionais presos

O pontífice afirmou a solidariedade da Igreja com os encarcerados e aproveitou a oportunidade para defender o direito à livre manifestação.

Eduarda Queiroz

12 de maio de 2025 às 14:13   - Atualizado às 14:13

Papa Leão XIV agradece aos jornalistas e faz apelo pela liberdade dos profissionais presos.

Papa Leão XIV agradece aos jornalistas e faz apelo pela liberdade dos profissionais presos. Foto: Divulgação/Vatican News

Na manhã desta segunda-feira, 12 de maio, em primeiro encontro com jornalistas, o papa Leão XIV fez um apelo por uma comunicação livre de preconceito, fanatismo e ódio.

Robert Prevost repetiu palavras de Francisco a comunicadores, pedindo que "salvemos a comunicação de todo preconceito, rancor, fanatismo e ódio. Purifiquemo-la da agressividade. Não precisamos de uma comunicação ruidosa, muscular, mas sim de uma comunicação capaz de escutar, de acolher a voz dos fracos que não têm voz. Desarmemos as palavras", disse ele na Aula Paolo VI, ao lado do Vaticano.

"Uma comunicação desarmada, que desarma, nos permite compartilhar um olhar diferente sobre o mundo e agir de forma coerente com a nossa dignidade humana".

Leão XIV também fez um apelo pela libertação de jornalistas presos "por terem desejado contar a verdade", sem mencionar países específicos. Afirmou a solidariedade da Igreja e que a existência de profissionais encarcerados "interpela a consciência das nações e da comunidade internacional, convocando todos nós a preservar o bem precioso da liberdade de expressão".

Inteligência Artificial

O sumo pontífice voltou a mencionar a inteligência artificial como uma ferramenta que deve ser bem utilizada na comunicação.

"Penso, em particular, na Inteligência Artificial com seu imenso potencial, que exige, no entanto, responsabilidade e discernimento para orientar os instrumentos para o bem de todos, para que possam produzir benefícios para a humanidade".

No sábado 10, ao explicar a escolha do nome de Leão como papa, Prevost citou Leão XIII, considerado um dos principais formuladores da Doutrina Social da Igreja.

Ele defendeu que vivemos em uma nova Revolução Industrial e apontou a inteligência artificial como um dos principais desafios de hoje. Nesta segunda, o papa reforçou que a Igreja deve aceitar os desafios do seu tempo:

"Vivamos bem, e os tempos serão bons. Nós somos os tempos".

Ao final da audiência, ele cumprimentou vaticanistas conhecidos e funcionários do Dicastério da Comunicação e da Sala de Imprensa do Vaticano. Também passou pelo corredor central da Aula, em que abençoou a fiéis.

Estadão Conteúdo
 

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:25, 24 Jun

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Pastor Silas Malafaia e Miguel Oliveira, pregador mirim.
Conversa

"Profeta" Miguel Oliveira busca diálogo com Malafaia: "Tenho ele como referência"

O adolescente demonstra admiração pelo pastor do ministério Assembleia de Deus Vitória em Cristo.

Bispo evangélico, Edir Macedo.
Religião

Justiça determina que Igreja Universal devolva mais de R$ 50 mil a ex-fiel; saiba motivo

Decisão reconhece abuso emocional e expõe fragilidade de fiéis em situação psicossocial vulnerável.

Conferência ORE MAIS na igreja Verbo da Vida em Olinda
Igreja

Conferência Ore Mais promete dias de avivamento e transformação em Olinda-PE

Evento cristão, sediado na igreja Verbo da Vida Rio Doce, reunirá grandes nomes da fé para intensificar a vida de oração e comunhão com Deus.

mais notícias

+

Newsletter