Pernambuco, 16 de Dezembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Mulher Cristã e mãe de 4 filhos recebe sentença de morte por BLASFÊMIA NO PAQUISTÃO; entenda motivo

Shagufta Kiran foi condenada por supostamente insultar Maomé ao compartilhar uma mensagem em um grupo do WhatsApp.

Portal de Prefeitura

21 de setembro de 2024 às 11:31   - Atualizado às 11:43

Shagufta Kiran. (Foto: Reprodução/Morning Star News)

Na última quarta-feira (18), uma mãe cristã de quatro filhos foi condenada à morte após um juiz aplicar as rigorosas leis de blasfêmia do Paquistão.

Shagufta Kiran, de 40 anos, foi sentenciada por supostamente insultar Maomé, o profeta do islamismo, o que resulta em uma pena de morte obrigatória. 

O advogado Rana Abdul Hameed informou que o Juiz de Sessão Adicional de Islamabad, Muhammad Afzal Majoka, também impôs a Kiran uma multa de aproximadamente 1.077 dólares após um longo processo judicial de três anos.

Conforme noticiado pelo Morning Star News, Kiran foi detida pela Agência Federal de Investigação (FIA) em 29 de julho de 2021, em Islamabad, por alegadamente compartilhar conteúdo considerado blasfemo em um grupo do WhatsApp em setembro de 2020. 

Seu esposo e dois filhos também foram detidos durante a operação, mas acabaram sendo liberados. “A queixa contra Kiran foi registrada por uma muçulmana chamada Shiraz Ahmed Farooqi, que alegou que ela compartilhou material desrespeitoso ao profeta do islamismo”, afirmou Hameed. 

Veja Também

“No entanto, Kiran afirma que não é a autora do conteúdo e que o encaminhou no grupo do WhatsApp sem ler antes”, acrescentou.

Kiran, que também é enfermeira, frequentemente compartilhava o Evangelho e defendia sua fé em grupos no WhatsApp. 

Pressão de Grupos Islâmicos

O advogado relatou que Kiran é uma mulher corajosa que se manteve firme durante todo o julgamento. 

“Eu a conheci logo após a sentença e posso afirmar que ela está bastante esperançosa por um desfecho positivo nos tribunais superiores. Contudo, sente muita falta da família e deseja se reunir com eles o mais rápido possível”, disse ele.

Hameed declarou que pretende apresentar um recurso assim que o tribunal emitir a ordem detalhada. Ele observou que o veredito não o surpreendeu, visto que 99% dos acusados de blasfêmia são condenados em tribunais de primeira instância, devido à pressão de grupos islâmicos.

“Se você analisar todos os casos, notará que os tribunais de primeira instância tendem a condenar os acusados, mesmo quando as evidências contra eles são muito frágeis”, explicou Hameed. 

Ele continuou: “Isso acontece por conta da pressão exercida por grupos religiosos e do medo de reações violentas da população. Analisando os casos de blasfêmia, verá que todas as condenações em tribunais de primeira instância são frequentemente anuladas em instâncias superiores”.

A Blasfêmia no País

Segundo o Center for Social Justice (CSJ), quase 3.000 pessoas foram acusadas de blasfêmia no Paquistão desde 1987. Um relatório apontou que a verdadeira magnitude do abuso dessas leis pode ser três a quatro vezes maior.

A pesquisa indicou que centenas de pessoas foram detidas em 2023 no Paquistão, sendo 552 encarceradas apenas na província de Punjab. 

Cerca de 350 indivíduos permaneciam presos até junho, segundo o relatório, que acrescenta que 103 novas acusações de blasfêmia foram registradas entre janeiro e junho deste ano.

O relatório também destacou que pelo menos sete pessoas acusadas de blasfêmia foram mortas por indivíduos ou grupos em todo o Paquistão desde janeiro. No total, 94 pessoas acusadas de blasfêmia perderam a vida em ataques de multidões entre 1994 e 2023.

O Paquistão ocupou a 7ª posição na Lista Mundial da Perseguição da Missão Portas Abertas de 2024, sendo considerado um dos países mais desafiadores para a prática do cristianismo.

Da redação do Portal com informações do site Guiame

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:12, 16 Dez

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Padre Júlio Lancellotti
Determinação

Padre Júlio Lancellotti é proibido de transmitir missas ao vivo; saiba o motivo

Além disso, o arcebispo de São Paulo também determinou que o secerdote fosse impedido de exercer qualquer tipo de atividade em suas redes sociais.

Pastor Fábio Santos e esposa assumem liderança máxima da Igreja Bola de Neve
Liderança

Pastor Fábio Santos e esposa assumem liderança máxima da Igreja Bola de Neve

O líder já atuava como braço direito do fundador e liderava a gestão interna da igreja antes da consagração.

Julliany Souza, Fernandinho, Sarah Farias e Kemilly Santos
Canções

Top 10 hits gospel de 2025: As músicas que dominaram o ano

Julliany Souza e Fernandinho estão entre os artistas mais ouvidos nas plataformas digitais.

mais notícias

+

Newsletter