Projeto

Festa de NOSSA SENHORA da Conceição se torna PATRIMÔNIO Imaterial Cultural do RECIFE

“Uma alegria e emoção subir o Morro da Conceição para assistir pela primeira vez a missa da meia-noite", disse o prefeito João Campos.

nossa senhora conceição recife joão campos
A 119ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro conta com o tema Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus. Foto: Rodolfo Loepert/PCR

A Festa de Nossa Senhora da Conceição agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A sanção do Projeto de Lei n° 207/2023 foi assinada pelo prefeito João Campos durante a primeira missa campal desta sexta-feira, 8 de dezembro, realizada à meia-noite.

“Uma alegria e emoção muito grande subir o Morro da Conceição para assistir pela primeira vez a missa da meia-noite, que abre este dia 8 de homenagens à Nossa Senhora da Conceição. Sempre subo o morro no dia da santa, mas não tem hora para rezar e trabalhar pelo Recife. (…) A força da fé se fortalece e renova a cada ano. E hoje ainda tive a satisfação de sancionar o projeto de lei dos vereadores Liane Cirne e Eriberto Rafael, que torna a Festa de Nossa Senhora da Conceição o nosso Patrimônio Cultural Imaterial”, afirmou o prefeito.

“De forma muito especial, quero pedir a proteção e a graça de Nossa Senhora da Conceição ao nosso povo em nome de uma grande e querida amiga, dona Sevi, que nos deixou neste ano. Ela tinha um sorriso largo e nos inspirava a cada visita feita ao Morro e ao Santuário. A próxima obra que vamos entregar neste bairro levará o seu nome”, acrescentou João Campos.

Acompanhado de secretários municipais, membros da equipe, familiares e os vereadores Marco Aurélio, Felipe Francismar, Rinaldo Júnior, Ebinho Florêncio, Aderaldo Pinto, Davi Muniz, Carlos Muniz, Joselito, Hélio Guabiraba e Aline Mariano, o gestor municipal iniciou a subida cumprimentando os fiéis e os comerciantes do local. Na ocasião, agradeceu à santa pelo ano e pediu proteção e saúde para a população do Recife.

Ele também chamou atenção para o trabalho que foi feito na Ladeira Apique, a principal escadaria que liga o Largo Dom Luiz ao Santuário. Foram investidos R$ 145 mil na implantação de mosaicos que destacam a história, cultura e tradição do bairro do Morro da Conceição.

A iniciativa da Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, envolveu oficinas artísticas de mosaico em cerâmica, utilizando a técnica do upcycling, ministradas pelo artista Leopoldo Nóbrega e sua equipe da Arte Plenna.

O processo começou com reuniões comunitárias e oficinas de cocriação, permitindo aos moradores não apenas contribuírem com ideias para os temas representados, mas também participarem ativamente da criação das obras.

A 119ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro conta com o tema Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus.