Morro

Em missa da madrugada, João Campos diz que não tem hora para rezar e trabalhar pelo Recife

Prefeito justificou motivo de ter escolhido participar da celebração da meia-noite na Festa da Conceição deste ano.

João Campos na missa da 0h da Festa 119 do Morro da Conceição.
João Campos na Festa 119 do Morro da Conceição. Foto: Rodolfo Loepert/PCR

Durante a primeira missa campal da sexta-feira, 8 de dezembro, realizada à meia-noite, o prefeito João Campos (PSB), sancionou o Projeto de Lei n° 207/2023, que torna a Festa de Nossa Senhora da Conceição Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.

Na ocasião, o gestor municipal justificou a sua ida na celebração da madrugada com a família, vereadores e secretariado.

‘A gente veio esse ano de madrugada para mostrar que não tem dia, nem hora para rezar e trabalhar pelo Recife. Uma alegria e emoção muito grande subir o Morro da Conceição para assistir pela primeira vez a missa da meia-noite, que abre este dia 8 de homenagens à Nossa Senhora da Conceição. (…) A força da fé se fortalece e renova a cada ano. Que Deus nos abençoe’, disse o prefeito.

João também lembrou de uma figura ilustre que ajudou a construir a tradição do Morro da Conceição.

“De forma muito especial, quero pedir a proteção e a graça de Nossa Senhora da Conceição ao nosso povo em nome de uma grande e querida amiga, dona Sevi, que nos deixou neste ano. Ela tinha um sorriso largo e nos inspirava a cada visita feita ao Morro e ao Santuário. A próxima obra que vamos entregar neste bairro levará o seu nome”, acrescentou João Campos.

A 119ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro conta com o tema Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus. No Dia da festa a primeira missa sempre começa de meia-noite.

Projeto de Lei

Tramita na Câmara Municipal do Recife, o Projeto de Lei 253/2022, de autoria do vereador Felipe Alecrim (PSC), que institui tarifa social no sistema de transporte público de passageiros da cidade, nos dias 16 de julho e 8 de dezembro, dias das festas de Nossa Senhora do Carmo (padroeira do Recife) e Nossa Senhora da Conceição (padroeira afetiva do Recife), respectivamente.

Vale lembrar que ambas as datas são feriados municipais, onde acontecem as duas maiores festas religiosas da cidade.

Vale lembrar que ambas as datas são feriados municipais, onde acontecem as duas maiores festas religiosas da cidade.