Encerramento

Dia de N. Sra da Conceição tem procissão, missas e celebração com Dom Paulo Jackson

Será a primeira vez que o religioso vai participar da festa como novo arcebispo de Olinda e Recife, após ser empossa em agosto deste ano.

Último Dia da Festa do Morro da Conceição 2023.
Última missa do Dia da Festa do Morro da Conceição 2023 vai ser celebrada por Dom Paulo Jackson. Imagem: Reprodução/Rede Social

O Dia de Nossa Senhora da Conceição, comemorado nesta sexta-feira, 8 de dezembro, vai contar com uma procissão que terá início, às 15h, com imagem da Imaculada, que vai sair do estacionamento da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, com destino ao Morro da Conceição, na Zona Norte da cidade.

Com flores brancas, o andor será acompanhado por centenas de fiéis, que seguem em procissão até a Praça do Morro para então encerrar as festividades da 119ª edição que apresenta como tema “Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus”, em referência ao Ano Vocacional instituído pelo Papa Francisco.

A caminhada faz parte das celebrações de encerramento da tradicional festar popular religiosa, que começou no dia 16 de novembro e se encerra oficialmente hoje, no dia dedicado à santa (8 de dezembro).

A Solene Celebração de Encerramento terá o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, como celebrante, com previsão de começar às 19h30. Esta será a primeira vez que o novo metropolita, empossado em agosto deste ano, participa da festa como arcebispo.     

Muitas pessoas se confundem e acham que Nossa Senhora da Conceição é a padroeira do Recife, no entanto ela é considerada ‘padroeira afetiva”, uma vez que a padroeira oficial é Nossa Senhora do Carmo, data comemorada no dia 16 de julho. Já a Festa do Morro é considerada a maior celebração católica de Pernambuco. São 13 dias de festas e uma expectativa de 1,7 milhão de pessoas subindo morro para visitar o santuário. 

Governadora no Morro

A governadora Raquel Lyra prestigiou, no início da manhã desta sexta-feira, 8 de dezembro a 119ª edição da Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), apoia o evento com R$ 260 mil para contratações artísticas. A vice-governadora Priscila Krause também participou do evento.

Dia de Festa no Morro

A Festa de Nossa Senhora da Conceição agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A sanção do Projeto de Lei n° 207/2023 foi assinada pelo prefeito João Campos durante a primeira missa campal desta sexta-feira, 8 de dezembro, realizada à meia-noite.