A atriz Eli Ferreira, atualmente no elenco da novela ‘Renascer’ da Globo, optou por uma mudança em sua vida religiosa após refletir sobre suas crenças.

Ela tomou essa decisão ao perceber que discordava das práticas cultuadas na igreja evangélica que frequentava, considerando que não estavam de acordo com seus princípios.

Criada frequentando igreja desde a infância, em 2022, a artista teve seu primeiro contato com o candomblé e se encantou com o culto de Ifá.

“Agora sou ifaísta. Percebi que a religião não corresponde ao que sempre ouvi dentro da igreja evangélica, que considero bastante intolerante. Muitas coisas relacionadas à África e aos negros são distorcidas”, desabafou a atriz em uma conversa com o jornal Extra, consciente dos diversos preconceitos associados à ancestralidade africana e suas influências culturais, sociais e religiosas contemporâneas.

A mãe da atriz, Jerusa Ferreira de ‘Renascer’, não recebeu muito bem a decisão da filha de deixar a igreja evangélica, mas aceitou sua entrada no candomblé, respeitando o chamado de Eli para explorar sua ancestralidade e honrar seus antepassados.

Por fim, a contratada da Globo reforçou que a religião não impõe falsa perfeição como acontece, segundo ela, nas religiões que tratam do evangelismo: “Também fala de ancestralidade, da importância de cultuar a natureza e de valorizar os mais velhos. Nunca ouvi sobre isso durante tantos anos na igreja”.