21 de novembro de 2023 às 11:43
A Polícia Judiciária Militar prendeu em flagrante nove policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) que participaram de ação que terminou na morte de dois homens, na noite dessa segunda, 20 de novembro, no bairro da Iputinga, no Recife.
A decisão foi formalizada pela Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS).
O vídeo de uma câmera de segurança do local mostra o momento em que os policiais militares arrombam o portão de uma casa, entram na residência e, alguns momentos depois, retiram um corpo num lençol. A Polícia Civil investiga o caso. (veja vídeo abaixo).
A operação foi na comunidade do Detran, por volta das 19h30. Após o ocorrido, moradores da comunidade fizeram um protesto na BR-101 e tocaram fogo em um ônibus às margens da via, além de queimarem pneus e entulhos na pista.
As vítimas foram identificadas como Bruno Henrique Vicente da Silva, de 28 anos, e Rhaldney Fernandes da Silva Caluete, 32. Eles chegaram a ser levados para a UPA da Caxangá, mas já estavam mortos.
Segundo a Polícia Civil, os agentes foram à comunidade após receberem denúncias de que os dois homens, com 28 e 31 anos, estavam com armas de fogo e drogas.
Nas imagens da câmera de segurança de uma residência da comunidade, é possível ver também os PMs colocando o corpo retirado do local num camburão.
Os familiares das vítimas afirmaram que não houve troca de tiros, o que foi alegado pelos policiais. Os parentes disseram também que os policiais entraram na casa, renderam e atiraram nas vítimas.
"Houve um ato de covardia. A gente não sabe nem o motivo disso. Eles não eram traficantes, não tem nada disso. Não havia mandado de prisão nenhum contra ninguém aqui", contou o irmão de Bruno, que preferiu não se identificar.
Assista:
"Meu irmão estava em casa, tranquilo. Os policiais entraram, mandaram as mulheres saírem com as crianças e depois dispararam os tiros. Ainda atiraram de dentro para fora para simular que meu irmão e o amigo dele atiraram", disse.
Um outro parente das vítimas cobrou um posicionamento do governo do Estado sobre a ação policial.
"Não houve troca de tiros. Como houve troca de tiros se houve tempo de tirar as mulheres e crianças? Não havia armas, não havia drogas."
Em nota oficial, a Polícia Civil de Pernambuco disse que a abordagem do efetivo policial se deu após indícios de que os homens estariam com armas de fogo e entorpecentes.
"Houve troca de tiros entre as vítimas e o efetivo policial. As vítimas foram socorridas, porém não resistiram aos ferimentos. As investigações seguem até o esclarecimento total do caso."
Já a Polícia Militar afirmou que, na ação, foram apreendidos 527 gramas e mais 28 pequenas porções de maconha, 150 pedras de crack, uma balança de precisão, dois revólveres calibre 38 e 12 munições, sendo nove deflagradas.
Alegou ainda que os policiais serão ouvidos pela Diretoria de Polícia Judiciária Militar e que "será apurado se houve quebra dos protocolos policiais, para que se possa definir responsabilidades na operação".
Com informações do JC
4
23:36, 25 Mar
26
°c
Fonte: OpenWeather
O bairro, localizado na região limítrofe do Recife, possui áreas planas e de morro que ficam especialmente vulneráveis durante o período de chuvas.
As opções abrangem diferentes níveis de escolaridade, para profissionais quem possuem ensino fundamental, médio e superior.
Os vereadores Thiago Medina (PL) e Felipe Alecrim (Novo) levaram o assunto à Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira, 24 de março.
mais notícias
+