19 de fevereiro de 2024 às 08:09
A morte de José Washington de Santana, porteiro vítima de homicídio enquanto trabalhava na última sexta-feira, 16 de fevereiro, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, gerou uma forte comoção entre os profissionais da categoria.
O Sieec (Sindicato dos Trabalhadores em Condomínios) anunciou a realização uma manifestação nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, a partir das 7h, em frente ao Edifício Monte Pascoal, na rua Tenente João Cícero.
José Washington foi atingido por disparos de arma de fogo perpetrados por um major da reserva dos oficiais médicos da Polícia Militar de Pernambuco.
O presidente do Sieec, Rinaldo Júnior, afirmou que a mobilização será uma homenagem ao trabalhador e também uma forma de marcar a luta da categoria por justiça e segurança.
"A categoria toda está em choque e motivada para continuar na luta. Para mostrar que não somos invisíveis e pedir melhores condições de trabalho. A ideia do nosso ato vai ser fazer uma homenagem ao trabalhador que foi morto. Também vamos chamar atenção da sociedade. Os porteiros sofrem muitos casos de agressão verbais ou físicas e esse caso foi o ápice que resultou na morte", afirmou ele, que também é vereador do Recife.
O Sindicato dos Trabalhadores em Condomínios (Sieec) anunciou que tomará medidas legais em relação ao incidente envolvendo o Edifício Monte Pascoal.
Segundo o representante do sindicato, uma ação será protocolada nesta segunda-feira (19) buscando indenização para a família da vítima.
Além da busca por compensação financeira, o sindicato pretende expandir o escopo da Lei Municipal Nº 19.041, que estipula que todas as novas guaritas construídas em Recife devem ser climatizadas, blindadas e possuir banheiros. O objetivo agora é garantir que essa lei também abranja as construções existentes antes de sua promulgação.
"Amanhã (nesta segunda) vamos na Câmara Municipal para protocolar um aumento da abrangência da lei e, na terça-feira (19), vamos na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) para tentar tornar a lei estadual", completou Rinaldo.
Segundo relatos das testemunhas, em um momento específico, a mulher procurou abrigo em outro apartamento, porém, acabou sendo feita refém juntamente com sua filha. Ambas foram resgatadas pela intervenção do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
A morte de José Washington aconteceu após um médico aposentado ter agredido sua esposa, o que resultou em uma intervenção dos vizinhos que acionaram a polícia através do porteiro.
Infelizmente, o desfecho foi fatal, com o porteiro sendo alvejado com múltiplos tiros em uma curta distância pelo agressor.
Informações da Polícia Civil de Pernambuco revelaram que o autor dos disparos contra o porteiro acabou tirando sua própria vida, configurando o caso como homicídio consumado.
1
2
4
14:08, 25 Jan
30
°c
Fonte: OpenWeather
O contrato é de 35 anos e contará com um investimento de R$ 19 milhões ainda no primeiro semestre do ano.
O vereador defendeu o direito dos vereadores, inclusive os novatos, de fiscalizar o trabalho da gestão municipal.
A companhia alegou, em nota à imprensa, uma série de fatores, "que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação a alta do dólar.
mais notícias
+