30 de agosto de 2024 às 11:49 - Atualizado às 12:23
Raquel Lyra e Yves Ribeiro. Foto: Divulgação.
Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), reunidos na quinta-feira, 29 de agosto, em sessão da 2° Câmara, tomaram a decisão de excluir o município de Paulista da tomada de contas especial instaurada pelo então Ministério da Integração Nacional (atual Ministério do Desenvolvimento Regional).
Trata-se do objeto da execução da obra de drenagem na região das praias do município, durante o 2° mandato do prefeito Yves Ribeiro (PT) (2008/2012), contemplando o revestimento dos canais Sudão, Uganda e Antônio Miranda.
Razões recursais no âmbito do recurso de reconsideração interposto pelo prefeito, levou o relator, ministro Antônio Anastasia, a julgar regulares as contas, bem como a defender a exclusão do município do Paulista do rol dos responsáveis, tirando a municipalidade da relação jurídico-processual, com fundamento na prestação de contas apresentada pelo gestor municipal.
Segundo Yves, que comemorou a decisão do TCU, as obras de revestimento de canais foram fundamentais para evitar inundações na região das praias no período chuvoso.
O prefeito revelou em entrevista ao Blog Dantas Barreto, na sexta-feira, 19 de julho, que as dificuldades financeiras do município foram as principais causas para a sua decisão de não disputar a reeleição.
O gestor municipal contou que já vinha pensando em não concorrer desde 2023, quando houve uma queda de repasses do FPM e ICMS em torno de R$ 23 milhões. E as perdas continuam ocorrendo neste ano.
Yves falou no entanto que não vai "sair nunca” da política.
“Estou no sétimo mandato de prefeito e Paulista é uma cidade grande com orçamento apertado. A população cresceu em 42 mil habitantes e a receita caiu. A queda do orçamento tem me feito sofrer e afetou a minha saúde. Em um ano, fui internado quatro vezes. E ficaria complicado passar mais quatro anos. Conversei com a família e chegamos à decisão de não ir para a reeleição. Mas da política não vou sair nunca. Tenho 47 anos na política. Fui vereador com 24 anos em Igarassu, prefeito de Itapissuma, Igarassu e Paulista. Vou estar sempre ajudando, fazendo palestras”, contou o prefeito.
O gestor compareceu ao Palácio do Campo das Princesas para participar da reunião convocada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) para agradecer a participação de todos os envolvidos no acordo sobre os prédios-caixão.
Yves revelou que Raquel lhe garantiu todo apoio para a conclusão do seu mandato em Paulista.
“Vamos conversar novamente. Isso é muito bom”, acrescentou.
1
2
3
08:33, 13 Out
28
°c
Fonte: OpenWeather
A gestora de Igarassu destacou a importância de manter a coesão dentro do partido e dar continuidade aos projetos.
A vice-governadora Priscila Krause e o atual prefeito da cidade, Yves Ribeiro, foram uma das forças políticas presentes.
O assessor de imprensa do prefeito do Recife também está cedido para encabeçar campanha do candidato ede Paulista.
mais notícias
+