16 de setembro de 2024 às 17:12 - Atualizado em 17 de setembro de 2024 às 13:05
Mano Medeiros e Clarissa Tércio. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
A Coligação Mudar pra Valer de Jaboatão dos Guararapes aponta Caixa 2 do Candidato Mano Medeiros em Ação de Investigação Judicial Eleitoral.
No dia 9 de setembro, a Campanha de Mano Medeiros acusou a militância de Clarissa Tércio de ter se apropriado de bases “cuscuz” que seguram bandeiras, mas ficou configurado na prestação de contas do candidato que não havia qualquer comprovação de despesas sobre quaisquer bases "cuscuz” até o dia 10 de setembro, data posterior da denúncia.
Por outro lado, a Coligação Mudar pra Valer efetivou despesas prévias com a fabricação e compra de material das referidas bases e licitude dos seus atos.
Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias
Destaca-se na ação que a atitude da Campanha de Mano Medeiros confessa tacitamente a prática de Caixa 2 e ainda acusa de forma irresponsável e leviana a Coligação Mudar de Verdade.
De acordo com essa confirmação, a Campanha de Mano Medeiros teria incorrido no tipo penal de denunciação caluniosa que também é tipificada no Artigo 326-A do. Código Eleitoral, bem como, tipo penal popularmente conhecido como CAIXA 2, representado pela infração de falsidade ideológica eleitoral descrita no artigo 350 do Código Eleitoral em virtude de não ter indicado despesa ou demonstrado sua origem na prestação de contas, já que restou comprovado que até o dia 10 de setembro (2 dias depois que houve a alegação de desvio das bases) não existia nenhuma despesa oficial da Candidatura de Mano Medeiros que pudesse justificar a propriedade das referidas bases, indicando que as mesmas foram fabricadas/adquiridas por meios proscritos/ilegais, ou seja, com recursos de origens não identificáveis pela Justiça Eleitoral.
Todos os fatos e documentos comprobatórios podem ser consultados nos autos da ação de investigação judicial n. 0600089-98.2024.6.17.0147 que tramita na Zona Eleitoral de Jaboatão dos Guararapes.
A coligação "A Mudança Continua", apoiadora da reeleição de Mano Medeiros (PL) em Jaboatão dos Guararapes, entrou no início do mês de setembro com um mandado de segurança na 101ª Zona Eleitoral contra a coligação "Mudar pra Valer", liderada por Clarissa Tércio (PP). A ação alegou o possível roubo de cerca de 500 bases de concreto usadas para bandeiras de campanha do candidato Mano Medeiros.
A Justiça, após analisar evidências como fotos e vídeos, aceitou o pedido de liminar e autorizou um mandado de busca e apreensão. O material foi encontrado em uma propriedade na Rua Alameda dos Saputizeiros, número 13, no bairro de Cajueiro Seco.
O mandado de segurança indicou que parte das bases estava sendo pintada de verde por um funcionário vestido de verde, com o nome de Clarissa Tércio em sua camiseta. Testemunhas também relataram que militantes da campanha de Clarissa haviam recolhido as bases no dia 9 de setembro.
A coordenação jurídica de Clarissa Tércio afirmou que as bases eram parte do acervo regular da campanha e que forneceriam todos os esclarecimentos necessários à Justiça Eleitoral.
.
1
2
3
09:33, 15 Out
27
°c
Fonte: OpenWeather
Com uma votação de 9.226 votos, Getúlio Belém, do PL, foi o candidato mais votado.
Os dados estão sendo divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O candidato também assinalou a importância de governar junto com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), na troca de experiências entre os dois municípios.
mais notícias
+